Os jogos teatrais como prática pedagógica no ensino de língua francesa

Autores/as

  • Isabela Figueiredo Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sarah Karulyna Mota Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n2ID41680

Palabras clave:

estágio de FLE, ensino de FLE para crianças, ensino-aprendizado de línguas., Prática Pedagógica, jogos teatrais

Resumen

O ensino de francês como língua estrangeira nas escolas brasileiras ainda é pouco desenvolvido e, visando diminuir essa disparidade, oficinas de sensibilização são recursos essenciais para promover um primeiro contato com o francês e aliá-las a práticas pedagógicas lúdicas se mostra uma maneira eficiente e didática de fazer esse trabalho. A partir disso, foi desenvolvido um trabalho de estágio com alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte, com o objetivo de desenvolver uma sensibilização à língua francesa a partir do ensino de vocabulários básicos utilizando jogos teatrais como recurso de prática do conteúdo, revisão e contato com o idioma. Essa escolha como base metodológica parte de que essas práticas, por envolverem corpo, emoção e linguagem em contextos expressivos, possibilita aos aprendentes uma vivência mais significativa da língua estrangeira (OLIVEIRA, 2019). Os jogos teatrais utilizados (SPOLIN, 2001 e MUNIZ, 2015) foram adaptados conforme os interesses pedagógicos e seu uso, que se desdobra nas mais diversas atividades, mostrou-se um importante mecanismo em sala de aula no processo de aprendizagem dos alunos. Para além da fixação do conteúdo, foram também essenciais para construir uma dinâmica em sala de engajamento dos alunos intelectual e fisicamente, de desenvolvimento criativo, além de proporcionar um ambiente mais acolhedor, participativo e autêntico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

17-12-2025

Cómo citar

NOGUEIRA, Isabela Figueiredo; NASCIMENTO, Sarah Karulyna Mota. Os jogos teatrais como prática pedagógica no ensino de língua francesa. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2763-6488.2025v7n2ID41680. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/41680. Acesso em: 18 dic. 2025.

Número

Sección

Relatos de Experiência