Vivências de estudantes do curso de pedagogia do Instituto Kennedy em um espaço não escolar – Natal/RN

Authors

  • Allyne Talícia Melo da Costa Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN
  • Rozicleide Bezerra de Carvalho Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy
  • Lucia de Fátima Saldanha Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN
  • Alcineide Alves da Silva Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN
  • Eliane de Lima Teotônio Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n1ID39306

Keywords:

Estágio Curricular Supervisionadoisionado, Espaço não Escolar, Educação, Estudantes Surdos.

Abstract

A pesquisa se enunciou a partir de uma experiência no componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica VII do curso de Pedagogia, quando foi solicitado para identificarmos uma situação que tivesse nos inquietado em um dos Estágios Curriculares Supervisionados. O objetivo geral do estudo consistiu em descrever metodologias e atividades desenvolvidas para alfabetizar e letrar estudantes surdos em uma determinada instituição. A metodologia é de abordagem qualitativa, organizada em três etapas. Na primeira, realizamos uma revisão da literatura sobre metodologias e atividades utilizadas para ensinar estudantes surdos. Na segunda, entrevistamos a gestão da instituição para conhecer as metodologias e atividades utilizadas para alfabetizar e o letrar estudantes surdos. Na terceira etapa, conhecemos as atividades propostas aos estudantes, organizamos e analisamos as informações. Como resultados e contribuições, a investigação nos permitiu identificar metodologias e atividades diferenciadas para ensinar a esse público, e reconhecer a importância da pesquisa na formação inicial do pedagogo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Allyne Talícia Melo da Costa, Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Licenciada em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN. Membra do Grupo de Pesquisa Formação Docente: Ciência, Linguagens e Tecnologias" do IFESP/RN.

Lucia de Fátima Saldanha , Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN

É graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN. Membra do Grupo de Pesquisa "Formação Docente: Ciência, Linguagens e Tecnologias" do IFESP/RN.

Alcineide Alves da Silva , Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN

Alcineide Alves da Silva, licenciada em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFES/RN. Pós-graduanda em Educação de Jovens e Adultos, pelo  Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFES/RN.

Eliane de Lima Teotônio, Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN

Licenciada em Pedagogia pelo instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP/RN. Pós graduanda em Educação de Jovens e Adultos pela mesma instituição de ensino superior. Membra do Grupo de Pesquisa: Formação Docente: Ciência, Linguagens e Tecnologias" do IFESP/RN.

Published

30-07-2025

How to Cite

COSTA, Allyne Talícia Melo da; CARVALHO, Rozicleide Bezerra de; SALDANHA , Lucia de Fátima; SILVA , Alcineide Alves da; TEOTÔNIO, Eliane de Lima. Vivências de estudantes do curso de pedagogia do Instituto Kennedy em um espaço não escolar – Natal/RN. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2763-6488.2025v7n1ID39306. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/39306. Acesso em: 18 dec. 2025.