"Intermitente do Espetáculo": experiências possíveis para pensar o papel de políticas públicas no profissionalismo da música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v12i2.38861

Palavras-chave:

Políticas culturais, Profissionalismo musical, Trabalho intermitente, Estatuto do Intermitente, Brasil e França

Resumo

Este artigo apresenta o programa de estatuto Intermitente do Espetáculo, da França, como exemplo de formas de atuação estatal na cultura para regulamentar uma profissão. Para isso, apresenta um panorama sobre a história e contexto do estatuto, uma revisão sobre a noção de trabalho a partir das concepções clássicas de autores como Marx, Weber e Durkheim; e reflexões sobre profissionalismo a partir das contribuições de Becker e Freidson, políticas culturais no Brasil na perspectiva de Albino Rubim e José Carlos Durand, entre outros autores. Foram realizadas entrevistas com brasileiros imigrantes na França que foram incorporados ao estatuto para um relato de experiências, análise e considerações. Como conclusão, tensiona-se a atual proposta de atuação do governo federal brasileiro na proposição de editais para repasse de recursos financeiros como política única para cultura, evidenciando-se que a relação entre Brasil e França mostra outros caminhos e pautas sensíveis para o profissional da música.

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Biografia do Autor

Bruno Pedrosa Nogueira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Bruno Pedrosa Nogueira é doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, com pós-doutorado em Comunicação Social. Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Música e no Departamento de Comunicação Social. Coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Culturais, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sua experiência e pesquisa concentram-se na interface entre comunicação, cultura e políticas públicas.

Regis Alves Damasceno, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Regis Alves Damasceno é psicólogo e mestre em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É músico (guitarra, baixo e violão), produtor e compositor. Integrou a banda Cidadão Instigado e colabora como músico de apoio com diversos artistas, incluindo Marcelo Jeneci, Karina Buhr, Arnaldo Antunes, Gui Amabis e Otto. Sua trajetória articula a pesquisa acadêmica com a prática artística profissional.

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Publicado

05-12-2025

Como Citar

NOGUEIRA, Bruno Pedrosa; DAMASCENO, Regis Alves. "Intermitente do Espetáculo": experiências possíveis para pensar o papel de políticas públicas no profissionalismo da música. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal, v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.36025/arj.v12i2.38861. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/38861. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte