"A Opereta das Inteligências Múltiplas": música e teatro como parceiros para a educação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v12i1.37450

Palavras-chave:

opereta, música, teatro, educação, ciências

Resumo

Este estudo de caso descreve o desenvolvimento e a apresentação da opereta A Opereta das Inteligências Múltiplas, realizada pelo grupo de Ciência, Arte e Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Orquestra de Câmara da Ilha do Governador e alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Anísio Teixeira. Inspirada na história da ciência e no conceito de inteligências múltiplas de Howard Gardner, a opereta integrou elementos teatrais e musicais para explorar diferentes formas de inteligência, como Linguística, Lógico-Matemática e Corporal-Cinestésica. Apresentada no contexto do projeto de extensão Ciência Incrível, a produção serviu como uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, promovendo o protagonismo dos alunos e a integração entre arte, ciência e cultura. Além de disseminar conceitos científicos, o projeto visou motivar os alunos a se envolverem com a universidade e a considerarem carreiras científicas, contribuindo para o avanço da sociedade.

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Biografia do Autor

Francisco Prosdocimi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Francisco Prosdocimi é professor associado do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ) e idealizador do projeto de extensão Ciência Incrível, que promove a divulgação científica por meio de teatro, música e atividades lúdicas. Promove eventos apresentados em escolas, centros culturais e conferências científicas, onde atua como diretor, roteirista, letrista, ator e músico – com seus parceiros de trupe e banda. Orienta alunos de pós-graduação no desenvolvimento de metodologias ativas de ensino/aprendizagem integrando ciência, arte e educação. Atua também nas áreas de genômica, bioinformática e biodiversidade, com destaque para estudos genômicos de plantas sagradas. Também desenvolve pesquisas teóricas sobre a origem da vida, desenvolvendo novos conceitos científicos e filosóficos. Publicou diversos livros, ministra disciplinas regulares ao nível de graduação e pós-graduação e mantém colaborações internacionais com centros de excelência. Seu trabalho busca integrar conhecimento científico, sensibilidade artística e responsabilidade socioambiental, promovendo uma ciência criativa, acessível e socialmente engajada.

Erivaldo Fraga da Silva, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ)

Erivaldo Fraga da Silva é maestro, educador e pesquisador. Graduado em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993), e Licenciado em Música pela UNISUAM (1983), possui especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Pedro II (1995), mestrado (2016) e doutorado (2024) em Ciências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis/UFRJ. Realizou parte de seu doutoramento em Estudos Culturais na Universidade do Minho, em Braga (Portugal). É Maestro Titular da Orquestra Sinfônica de Duque de Caxias (OSDUQUE) e Diretor Musical da Orquestra de Câmara da Ilha do Governador (OCIG). Atuou como professor no Colégio Pedro II e é atualmente docente da rede municipal do Rio de Janeiro. Desenvolve estágio pós-doutoral no Laboratório de Educação, Ciência e Arte (IBqM/UFRJ), onde desenvolve pesquisa em metodologias ativas de ensino/aprendizagem integrando ciência e arte. Seus interesses envolvem Artes, Música, Educação, Estudos Culturais, Ciências Sociais e Neurociência.

Julio Alberto Mignaco, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Júlio Mignaco é professor associado do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM/UFRJ), onde atua nas áreas de bioquímica, metabolismo, bioenergética, enzimologia e educação em biociências. Biólogo, Júlio é mestre e doutor em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorados realizados na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e na Alemanha. É corresponsável pelo projeto de extensão Ciência Incrível, atuando como compositor, músico, roteirista e ator nas peças de teatro, operetas e apresentações musicais do projeto em escolas, centros culturais e eventos científicos. Orienta alunos de pós-graduação em projetos que integram ciência, arte, educação e saberes tradicionais. Atua também em pesquisa aplicada à biotecnologia, com foco em ATPases, membranas biológicas e expressão de enzimas com potencial industrial. Membro do Banco de Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Júlio contribui para a construção de uma ciência mais criativa, acessível e socialmente engajada, valorizando práticas educativas interdisciplinares e inovadoras que unem conhecimento acadêmico e expressões culturais.

 

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Publicado

07-06-2025

Como Citar

PROSDOCIMI, Francisco; SILVA, Erivaldo Fraga da; MIGNACO, Julio Alberto. "A Opereta das Inteligências Múltiplas": música e teatro como parceiros para a educação científica. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.36025/arj.v12i1.37450. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/37450. Acesso em: 20 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte