OS GINÁSIOS ESTADUAIS VOCACIONAIS (GVS) DE SÃO PAULO (1961-1969):
o que uma experiência dos anos de 1960 pode nos ensinar sobre história pública?
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41605Résumé
Neste trabalho, reflete-se acerca dos aprendizados possíveis a partir dos Ginásios Vocacionais (GVs) de São Paulo (1961-1969) em sua relação com a história pública e a teoria da história. Em primeiro lugar, aproximam-se os significados dessas duas áreas (Santhiago, 2016; Rüsen, 2007; 2010; 2015). Em seguida, analisam-se algumas práticas pedagógicas dessas escolas, tendo como base as definições previamente apresentadas (Rovai, 2005; Neves, 2010; Mascellani, 2010). Em terceiro lugar, associa-se o que era feito nos GVs à história pública, à função e ao sentido da história conforme a teoria da história. Conclui-se que as equipes dos GVs trabalharam com concepções bem-delimitadas de história e de sua função social, possibilitando-se aprender acerca da função pública da história na contemporaneidade.
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