PARA ALÉM DOS VERDES CARNAUBAIS
A interferência humana no Vale do Açu a partir da escrita de Celso Dantas da Silveira
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38517Palabras clave:
Assú-RN; Intelectuais; Natureza; Agricultura; SemiáridoResumen
Nosso objetivo foi discutir a escrita de Celso da Silveira, no que tange a discussão em torno da interferência humana no Vale do Açu, estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, fizemos uso dos livros, Tempo Passatempo (1995), e Salvados do Assú (1996), ambos de autoria de Silveira. Dentro deste apanhado, no primeiro livro citado, destacamos a crônica Mata Sem Sobras, e no segundo livro, ressaltamos a existência de duas crônicas que visaram deixar os leitores informados a respeito do potencial econômico do Vale do Açu para o Estado, estes escritos têm como título: Vale I, Vale II. Nesse sentido, dialogamos com Michel Collot (2012, p. 22), por meio do conceito de Geografia Literária, compreendendo não a interferência humana no Vale do Açu, mas também, a construção de uma geografia literária.
Descargas
Citas
BIBLIOGRAFIA
ALVES, José Jakson Amâncio. Geoecologia da caatinga no semi-árido do nordeste brasileiro. Climatologia e Estudos da Paisagem, Rio Claro, v. 2, n. 1, 2007.
CASTRO, Antônio Sérgio; CAVALCANTE, Arnóbio. Flores da Caatinga. Campina Grande: Instituto Nacional do Semiárido, 2011.
COLLOT, Michel. Ruma a uma geografia literária. Gragoatá, Niterói, n. 33, p. 17-31, 2012.
EVANGELISTA, Antônia dos Reis Salustiano. O processo de ocupação do bioma caatinga e suas repercussões socioambientais na Sisalândia, Bahia. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
LIMA, Adriana Ribeiro de. Trabalhadores da Carnaúba: paisagem cultural e modo de vida dos camponeses em Russas-Ce na primeira metade do século XX. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
PINHEIRO, Francisco Leandro Duarte. O Vale das Miragens: grandes projetos hídricos e a ‘redenção’ do Baixo Açu (1910-1983). Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em História, Natal, 2018.
FONTES
SILVEIRA, Celso da. Salvados do Assu. Natal: Boágua Editora, 1996.
SILVEIRA, Celso da. Tempo Passa Tempo. Natal: Boágua Editora, 1995
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Espacialidades

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)