HISTÓRIAS ANTIGAS E PRODUÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO

um relato de experiência sobre o protagonismo discente na UFRN (Natal, 2023)

Autores

  • Manuela Aguiar Damião de Araújo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38457

Palavras-chave:

História oriental, Formação docente, Livro didático, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente artigo faz parte de uma experiência realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus I, Natal, com estudantes da licenciatura em história no ano de 2023 em Prática como componente curricular II. De acordo com os objetivos gerais e específicos deste componente, analiso como o protagonismo discente foi uma metodologia de estudo sobre o oriente antigo levando em consideração a confecção de livros didáticos a partir de leituras realizadas com  Foucault (2009), Said (1996), Moralis & Silva (2020) Hecko (2021), Pereira & Seffner (2018), Pozzer (2020;2018); Fattori (2020) entre outros para  que pudéssemos  dialogar com uma historiografia oriental revisitada em diálogo com a raça, a representação feminina, história cultural e  tempo presente.

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Biografia do Autor

Manuela Aguiar Damião de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG

Mestra em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Doutora em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Doutoranda em História pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História dos Corpos e das Sensibilidades, UFRN

Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/6816712117283959    

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Publicado

22-04-2025

Como Citar

AGUIAR DAMIÃO DE ARAÚJO, Manuela. HISTÓRIAS ANTIGAS E PRODUÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO: um relato de experiência sobre o protagonismo discente na UFRN (Natal, 2023). Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 263–280, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38457. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/38457. Acesso em: 24 dez. 2025.