Educação Ambiental no Ensino de Geografia na Escola Municipal Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque: Percepções e Práticas Docentes

Autores

Palavras-chave:

anos finais; ensino fundamental; professores; planejamento.

Resumo

Este estudo analisa a integração da Educação Ambiental no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, tomando como campo de pesquisa a Escola Municipal Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, em João Pessoa (PB). O objetivo central foi investigar as percepções dos professores de Geografia sobre a Educação Ambiental e sua aplicação nas práticas pedagógicas. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema, complementada pela aplicação de questionários com docentes, abordando suas concepções e práticas em relação à temática, através de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), buscando compreender o fenômeno por meio do método dialético. Os resultados indicam que a Educação Ambiental ainda é pouco explorada de forma prática tanto em sala de aula quanto na comunidade escolar. Além disso, identificou-se uma dissonância entre as atividades pedagógicas desenvolvidas, a abordagem da Educação Ambiental e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Conclui-se que, há necessidade de maior articulação entre teoria, prática e planejamento institucional para efetivar a Educação Ambiental no ensino de Geografia.

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Publicado

17-10-2025

Como Citar

FERNANDES, Taciano Oliveira; MARTINS NETO, Antonio Virginio. Educação Ambiental no Ensino de Geografia na Escola Municipal Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque: Percepções e Práticas Docentes . Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e40837, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/40837. Acesso em: 24 dez. 2025.

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Artigos