A A Dança na Educação não formal

Intervenção de duas discentes do Estágio Supervisionado Obrigatório IV na EDTAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n2ID41207

Palavras-chave:

Dança, Educação não formal, Estágio, Reflexão

Resumo

Este artigo aborda a Dança na Educação não formal por meio da inserção de duas discentes do Curso de Licenciatura em Dança da UFRN na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão. Ocorreu por meio do componente curricular Estágio Supervisionado Obrigatório IV, sendo que a primeira se destinou a promover atividades com a técnica de educação somática-TKV e a segunda com aulas da modalidade Waacking. O objetivo pautou-se em ampliar e analisar as percepções dos(as) participantes nas aulas de Dança alinhado ao contexto histórico, filosófico e educacional a partir de Gohn (2006). Utilizamos abordagem exploratória em pesquisa qualitativa, considerando a metodologia de ensino como um ponto central na vivência e reprodução do conhecimento. Compreendemos que a quase exclusividade do ensino do ballet clássico deve estar articulada à realidade das corporeidades dos(as) participantes e que, as atividades propostas visaram conferir um sentido para além da técnica mediante atitude reflexiva pela experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alissandra Tavares Soares Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Licenciatura em Dança - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN

Bacharel em Fisioterapia - Universidade Potiguar/RN

Aluna especial do mestrado PPGArC 2025.2 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN

Ana Lívia Olobardi Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Licenciatura em Dança, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN

Professora e estudiosa nas Danças Urbanas, nas modalidades Waacking e Breaking

Intérprete-criadora na Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão.

Downloads

Publicado

17-12-2025

Como Citar

MAZIERO, Roberta Maria Zambon; CAMPOS, Alissandra Tavares Soares; ARAÚJO, Ana Lívia Olobardi. A A Dança na Educação não formal: Intervenção de duas discentes do Estágio Supervisionado Obrigatório IV na EDTAM. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2763-6488.2025v7n2ID41207. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/41207. Acesso em: 20 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos