Gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas

Autores

  • Bianca Larissa Freire de Lima
  • Valéria Yasmin Andrade da Costa

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2023v5n3ID32926

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas, partindo da experiência do nosso Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica em um Centro Municipal de Educação Infantil de Natal e de aportes teóricos sobre o tema. A pesquisa tem abordagem qualitativa e se utilizou de perguntas semi-estruturadas e observações feitas no espaço em questão e diálogos construídos ao longo do estágio. Os resultados obtidos mostram que as práticas da gestão do CMEI e todo seu regimento são de caráter democrático e participativo, pois os aspectos analisados, tanto nas falas como nas ações, demonstram uma perspectiva democrática. Com isso, percebemos que o estágio contribuiu positivamente para nossa formação inicial, mostrando os desafios e os caminhos de uma boa gestão.

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Publicado

22-06-2023

Como Citar

FREIRE DE LIMA, Bianca Larissa; ANDRADE DA COSTA, Valéria Yasmin. Gestão democrática, suas características e implicações no desenvolvimento das práticas pedagógicas. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 127–135, 2023. DOI: 10.21680/2763-6488.2023v5n3ID32926. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32926. Acesso em: 22 dez. 2025.