A "Vesperata" em Diamantina e a privatização do espaço público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v12i1.38710

Palavras-chave:

Vesperata, Diamantina, mercantilização

Resumo

Este estudo investiga a Vesperata, um evento realizado no centro histórico de Diamantina, Minas Gerais, e analisa seu impacto cultural e econômico na cidade. Examina a transformação da Vesperata em um espetáculo turístico e a privatização do espaço público para sua realização. A privatização do evento levanta questões sobre a mercantilização de eventos culturais e a exclusão socioeconômica de moradores que não podem pagar pelas mesas reservadas. Henri Lefebvre argumenta que o espaço urbano é uma construção social resultante de processos históricos, políticos, econômicos e culturais. Este estudo contribui para a compreensão da gestão de eventos culturais, evidenciando a busca pelo equilíbrio entre a preservação do patrimônio cultural com as demandas econômicas. A pesquisa sugere que políticas culturais inclusivas e participativas são essenciais para garantir que a identidade cultural local seja preservada e celebrada de forma autêntica e sustentável.

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Biografia do Autor

Romario Allef Ribeiro Silva, Universsidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Romario Allef Ribeiro Silva possui Licenciatura em Artes/Música pela Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES (2016), Bacharelado em Música, habilitação Flauta transversal, pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2021), mestrado na linha de pesquisa “Dimensões teóricas e práticas da formação musical” pela Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ (2023), e é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG (PPGMUS/UFMG), desenvolvendo pesquisa na linha “Música e Cultura”. Atuou como professor de flauta transversal no Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita entre os anos de 2020 e 2023. Atua como professor contratado no curso de licenciatura em música da UNIMONTES.

Rosângela Tugny, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Rosângela Pereira de Tugny é professora titular da Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, em Porto Seguro, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, e no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFSB. Realiza pesquisas sobre os cantos dos povos ameríndios, incluindo o registro e documentação sonora. Publicou em coautoria com especialistas Tikmũ’ũn livros, DVDs e filmes bilíngues de tradução de alguns de seus repertórios míticos, poéticos e musicais, bem como publicou livros e artigos que envolvem o tema da música, xamanismo e cosmopolítica, da diversidade musical, das estéticas dos povos originários. Coordena o grupo de pesquisas “Poéticas ameríndias”. Atualmente desenvolve pesquisas em torno das biografias e livros de mestras e mestres das comunidades tradicionais e dos especialistas dos cantos ameríndios.

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Publicado

05-08-2025

Como Citar

SILVA, Romario Allef Ribeiro; TUGNY, Rosângela Pereira de. A "Vesperata" em Diamantina e a privatização do espaço público. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.36025/arj.v12i1.38710. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/38710. Acesso em: 21 dez. 2025.