Escuta e técnica: um enfoque sobre os processos criativos e perceptivos na música mista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v12i1.38250

Palavras-chave:

Música mista, mentalidade técnica, percepção, corporeidade, processos criativos

Resumo

Neste artigo, argumentamos que é possível estabelecer uma linha de continuidade entre as técnicas ligadas aos processos criativos na música mista (composição e performance) e os processos de escuta e percepção dessas criações. Dentro desta abordagem, apresentamos como referencial teórico conceitos elaborados por Gilbert Simondon em relação, por um lado, à construção de uma mentalidade técnica e, por outro, pelo estudo da percepção. Nesta abordagem, ambos conceitos são mediados por noções análogas de transdução, modulação e corporeidade. Discutimos este referencial detalhando algumas ações do processo criativo da obra Interstício de tempo (2020), para flauta, eletrônica ao vivo e vídeo em relação à síntese, processamento sonoro, espacialização e vídeo. Por fim, procuramos realizar uma articulação entre os conceitos teóricos apresentados e questões técnicas e perceptivas da obra musical em questão.

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Biografia do Autor

Danilo Rossetti, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Danilo Rossetti é compositor, professor, pesquisador e intérprete de música eletroacústica. É autor de peças para diferentes formações instrumentais, acusmáticas, mistas e multimídia (instalações audiovisuais, música, dança e telemática), apresentadas em diversos eventos nacionais e internacionais, além de autor e coautor de vários artigos sobre processos criativos em música e análises musicais. É professor adjunto do Departamento de Artes da Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT, docente permanente dos programas de Mestrado Profissional em Música da UFMT e da Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA/Unicamp) e líder do grupo de pesquisa Criação, análise e performance musical com suporte computacional (UFMT/CNPq). É doutor em Música pela UNICAMP com estágio doutoral no Centre de recherche Informatique et Création Musicale, CICM, da Universidade Paris 8. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, NICS-UNICAMP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP.

Cássia Carrascoza Bomfim, Universidade de São Paulo (USP)

Cássia Carrascoza, flautista, improvisadora e artista midiática, é Doutora e Mestre em Artes, com ênfase em Musicologia e Criação Musical. Professora do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, coordena o LaFlauta – Laboratório de Flauta e o Ensemble Telemático LaFlauta, grupo de câmara a distância com participação de alunos e convidados internacionais. Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia – Riverside (2021-2024), onde desenvolveu pesquisas sobre música telemática e performance mediada por tecnologia. Com mais de 20 anos dedicados à música contemporânea brasileira, atua como solista, camerista e intérprete de obras inéditas. Foi primeira flautista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo (1999-2018) e se apresentou em países como Estados Unidos, China e diversas nações da Europa. Participa de projetos musicais transnacionais e publica regularmente sobre música e tecnologia. Desde 2024, é Diretora da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), onde também desenvolve pesquisas em Ciências da Performance.

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

ROSSETTI, Danilo Augusto de Albuquerque; BOMFIM, Cássia Carrascoza. Escuta e técnica: um enfoque sobre os processos criativos e perceptivos na música mista . ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.36025/arj.v12i1.38250. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/38250. Acesso em: 20 dez. 2025.