Escuta e técnica: um enfoque sobre os processos criativos e perceptivos na música mista
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v12i1.38250Palavras-chave:
Música mista, mentalidade técnica, percepção, corporeidade, processos criativosResumo
Neste artigo, argumentamos que é possível estabelecer uma linha de continuidade entre as técnicas ligadas aos processos criativos na música mista (composição e performance) e os processos de escuta e percepção dessas criações. Dentro desta abordagem, apresentamos como referencial teórico conceitos elaborados por Gilbert Simondon em relação, por um lado, à construção de uma mentalidade técnica e, por outro, pelo estudo da percepção. Nesta abordagem, ambos conceitos são mediados por noções análogas de transdução, modulação e corporeidade. Discutimos este referencial detalhando algumas ações do processo criativo da obra Interstício de tempo (2020), para flauta, eletrônica ao vivo e vídeo em relação à síntese, processamento sonoro, espacialização e vídeo. Por fim, procuramos realizar uma articulação entre os conceitos teóricos apresentados e questões técnicas e perceptivas da obra musical em questão.
Downloads
Referências
ASSIS, Paulo. Gilbert Simondon’s ‘Transduction’ as Radical Immanence in Performance. Performance Philosophy, v. 3, n. 3, 2017, p. 695-716.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BOMFIM, Cássia; Bazarian, Lidia; Rossetti, Danilo. Sound Notebooks: Remote Improvistation. NOWNET ARTS CONFERENCE (3.), 2020, Nova Iorque. Proceedings [...]. Institute of Advanced Computational Science (IACS), Stony Brook University, 2020, p. 21-23.
BORN, Georgina (org.). Music, Sound and Space: Transformations of Public and Private Experience. Cambridge: University Press, 2013.
BRELET, Gisèle. Le temps musical: essai d’une nouvelle musique. Paris: PUF, 1949.
COLAFRANCESCO, Julien; GUILLOT, Pierre; Paris, Eliott. Tutoriel de la bibliothèque HOA pour Max/MSP. Paris: Centre de recherche en Informatique et Création Musicale/Université Paris 8, 2015.
CRITON, Pascale. L’écoute plurielle. In: SOLOMOS, Makis et. al. (org.). Musiques et écologies du son: propositions théoriques pour une écoute du monde. Paris: L’Harmattan, 2016. p. 19-33.
CRITON, Pascale. Variabilité et multiplicité acoustique. In: SOULEZ, Antonia; Vaggione, Horacio (org.). Manières de faire des sons. Paris: L’Harmattan, 2010. p. 119-133.
EMMERSON, Simon; Landy, Leigh. The analysis of electroacoustic music, the different needs or its genres and cathegories. ELECTROACOUSTIC MUSIC STUDIES NETWORK CONFERENCE, 2012. Proceedings [...]. Electroacoustic Music Studies Network, 2012, p. 1-12.
ERBE, Tom. Soundhack: A Brief Overview. Computer Music Journal, v. 21, n. 1, p. 35-38, 1997.
FERRAZ, Silvio. Deleuze, música, tempo e forças não sonoras. Artefilosofia, n. 9, p. 67-76, 2010.
GRISEY, Gérard. À propos de la synthèse instrumentale [1979]. In: GRISEY, Gérard. Écrits ou l’invention de la musique spectrale. Paris: Éditions MF, 2008.
GUATTARI, Felix. As três ecologias. 11. ed. Campinas: Papirus, 2001.
JAFFE, David. Analysis Tutorial, Part 2: Properties and Applications of the Discrete Fourier Transform. Computer Music Journal, v. 11, n. 3, p. 17-35, 1987.
MALHAM, David. El espacio acústico tridimensional y su simulación por medio de Ambisonics. In: BASSO, Gustavo; DI LISCIA, Oscar P. (org.) Música y espacio: ciencia, tecnología y estética. Quilmes: Universidad Nacional de Quilmes, 2009. p. 161-202.
MESSIAEN, Olivier. Traité de rythme, de couleur, et d’ornithologie: Tome 1. Paris: Alphonse Leduc, 1994.
OLIVEROS, Pauline. Deep Listening: A Composer’s Sound Practice. Nova York: iUniverse, 2005.
OUZONIAN, Gascia. Stereophonica: Sound and Space in Science, Technology, and the Arts. Cambridge: The MIT Press, 2020.
ROSSETTI, Danilo. Das imagens à criação de formas sonoras: uma possível epistemologia dos processos de análise e composição com suporte computacional. Revista Vórtex, Curitiba, v. 6, n. 2, p.1-27, 2018.
ROSSETTI, Danilo. Projetando o espectro do som no espaço: Imagens-movimento de parciais e grãos sonoros. Revista Orfeu, v. 5, n. 1, p. 571-594, 2020.
ROSSETTI, Danilo. Transdução e tecnoestética: proposições para uma filosofia do audível. Artefilosofia, v. 36, p. 1-24, 2024.
ROSSETTI, Danilo; ANTUNES, Micael; MANZOLLI, Jônatas. Musical Analysis of Sound Feature Emergences Using Acoustic and Psychoacoustic Descriptors. Música Hodie, v. 22, p. 1-36, 2022.
ROSSETTI, Danilo; BOMFIM, Cássia. Live Electronics, Audiovisual Compositions, and Telematic Performance: Collaborations During the Pandemic. Journal of Network Music and Arts v.3, n.1, p. 1-29, 2021.
ROSSETTI, Danilo; MANZOLLI, Jônatas. Studying the Perception of Sound in Space: Granular Sounds Spatialized in a High-Order Ambisonics System. Opus v. 26, n. 2, p. 1-26, 2020.
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux: essai interdisciplines. Paris: Seuil, 1966.
SÈDES, Anne; GUILLOT, Pierre; PARIS, Elliot. The HOA Library, Review and Prospects. INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE (40.), 2014, Atenas. Proceedings [...]. International Computer Music Association, 2014, p. 855-860.
SIMONDON, Gilbert. Communication et information: cours et conférences. Chatou: Éditions de la Transparence, 2010.
SIMONDON, Gilbert. Cours sur la perception (1964-1965). Paris: Presses Universitaires, 2014.
SIMONDON, Gilbert. Du mode d’éxistence des objets techniques. Paris: Aubier, 2012.
SIMONDON, Gilbert. L’individuation à la lumière des notions de forme et d’information. Grenoble: Millon, 2005.
SIMONDON, Gilbert. Mentalité technique. Revue philosophique de la France et de l’étranger, Tome 131(3), p. 343-357, 2006. DOI: 10.3917/rphi.063.0343. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-philosophique-2006-3-page-343.htm.
SIMONDON, Gilbert. Sobre a Tecnoestética: carta a Jacques Derrida. Tradução de Stella Senra. In: ARAÚJO, H. R. (org.). Tecnociência e cultura: ensaios sobre o tempo presente. São Paulo: Estação Liberdade, 1992. p. 253-266.
SMALLEY, Denis. Spectromorphology: Explaining Sound Shapes. Organised Sound v. 2, n. 2, 1997.
SOLOMOS, Makis. De la musique au son: l’émergence du son dans la musique des XXe – XXIe siècles. Rennes: Presses Universitaires, 2013.
VAGGIONE, Horacio. Vers une approche transformationnelle en CAO. Actes des Journées d’Informatique Musicale 3. Greyc, 1996. Disponível em: http://recherche.ircam.fr/equipes/repmus/jim96/actes/vaggione/VaggioneTEXTE.html
VELLOSO, José Henrique Padovani. Música e técnica: reflexão conceitual, mecanologia e criação musical. Tese de Doutorado em Música. Campinas: Instituto de Artes Unicamp, 2013.
WAKEFIELD, Garry. Third-Order Ambisonics Extensions for Max/MSP with Musical Applications. INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE (32.) 2006, Nova Orleans. Proceedings [...]. International Computer Music Association, 2006, p. 123-126.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Danilo Rossetti, Cássia Carrascoza Bomfim (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
English
Português (Brasil)