Entre algoritmos e plataformas há uma Dança-Educação, criativa e expressiva, reivindicando um mesmo lugar: o corpo
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v12i1.36842Palavras-chave:
dança-educação, corpo, algorítmos, plataformasResumo
Diante dos desafios contemporâneos, verifica-se claramente a diferença, ao longo do tempo, entre os cenários das aulas de dança nas universidades federais brasileiras. Antes, há alguns anos, o tempo trazia corpos expressivamente inexperientes, ou seja, ainda em processo de se descobrirem e revelarem-se. Na contemporaneidade são identificados corpos destituídos e distantes de si mesmos, demonstrando, por vezes, um desinteresse à descoberta e apropriação expressiva, imersos em uma lógica virtual, sob as instruções de plataformas e algoritmos, na qual o corpo passa a ser refém de um sistema que não retroage, mas que pelo contrário alimenta-se constantemente. A pesquisa é baseada no uso da autoetnografia, como método de pesquisa docente, por meio de registros sobre a percepção e impressões, a partir de observações das aulas da disciplina Danças, para estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, em uma universidade pública.
Downloads
Referências
ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação: epistemologia e didática. Piracicaba: Unimep, 1998.
BAPTISTA, T. J. R. Corporeidade e epistemologia. Filosofia e Educação, Campinas, v. 14, n. 1, p. 112-135, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i1.8668684. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668684. Acesso em: 3 jul. 2024.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
CHANG, H. Autoethnography as method. Walnut Creek, CA: Left Coast Press, 2008.
DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Introduction: The discipline and pratice of qualitative research. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (org.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 2000. p.1-28.
DOLORIERT, C; SAMBROOK; S. Organisational autoethnography. Journal of Organizational Ethnography, v. 1, n. 1, p. 83-95, 2012.
GARAUDY, R. Dançar a vida. Tradução de Antônio Guimarães Filho e Glória Mariani. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
GOLDSCHMID, W. Anthropology and the coming crisis. An autoethnographic appraisal. American Anthropologist, v. 79, n.1, p. 293-308, 1977.
LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
LE BRETON, D. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2012.
LE BRETON, D. Desaparecer de si: Uma tentação contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2018.
MEDINA, A. M. C. Relational Paradigm of Life New Meanings and Values for Life when Viruses Threaten. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 44, n. 44, p. 1-10, 2021. DOI: 10.19179/2319-0868.819/862. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/862. Acesso em: 03 abr. 2024.
NASCIMENTO, M. de. Dança e conhecimento: reflexões sobre o corpo vivido. Motrivivência, [S. l.], v. 32, n. 62, p. 1-17, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e65366. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e65366. Acesso em: 3 jul. 2024.
PRIMO, A. Afetividade e relacionamentos em tempos de isolamento social: intensificação do uso de mídias sociais para interação durante a pandemia de COVID-19. Comunicação & Inovação, v. 21, n. 47, 2020. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7283. Acesso em: 3 jul. 2024.
REED-DANAHAY, D. Introduction. In: REED-DANAHAY, Deborah. Auto/Ethnography: Rewriting the Self and the Social, New York: Berg, 1997.
SHANTZ, J. Biographical Sociology: Struggles over an Emergent Sociological Practice. a/b: Auto/Biography Studies, v. 24, n. 1, p. 113-128, 2009.
STRAZZACAPPA, M. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos CEDES, v. 21, n. 53, p. 69-83, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000100005. Acesso em: 3 jul. 2024.
WILLIAMS, R. Gen Z Wants Fun, Exciting Ads amid Pandemic Boredom, Survey Says. Marketing Dive, 5 maio 2020. Disponível em: https://www.marketingdive.com/news/gen-z-wants-fun-exciting-ads-amid-pandemic-boredom-survey-says/577339/. Acesso em: 3 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Alice Maria Corrêa Medina, Elisângela Chaves (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
English
Português (Brasil)