A Professora Itinerante e o PETE: um encontro entre pessoas de teatro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v12i1.35460

Palavras-chave:

docência, metodologia, experiência, teatro, aprendizagem

Resumo

O artigo compartilha experiência vivenciada junto à Portland Experimental Theater Ensemble (PETE), um coletivo de teatro atuante no Oregon, EUA, sendo que as atividades ali desenvolvidas foram definidas pelo projeto de pós-doutorado, A Professora Itinerante: trocas e aprendizagens em caminhos metodológicos. O artigo analisa as aproximações e distanciamentos entre as metodologias de criação e aprendizado de teatro, desenvolvidas junto a grupos de atores profissionais e não profissionais. No Institute of Contemporary Performance (ICP) há formações de curta e longa duração voltados para atores e atrizes profissionais e no programa Between You and Me (BYAM) o trabalho é desenvolvido junto a estudantes em idade escolar. O ICP e o BYAM, apesar de terem público-alvo e metas distintos, utilizam-se de proposições metodológicas semelhantes, sendo essas, produto das próprias experiências artísticas do PETE. Nessa explanação, pode-se identificar elementos artístico-pedagógicos possivelmente determinantes na formação docente em teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Vianna de Mello, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Atriz e professora adjunta do Curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato, Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Pedagogias de Teatro no Cariri – PETECA. Professora Credenciada do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Atuou como Coordenadora do PIBID/Teatro na URCA (2016 a 2018). Atuou como professora substituta na Universidade de Brasília, UnB, no curso presencial (2009 e 2013-2014). Integrou o coletivo Teatro do Instante em Brasília, DF, como atriz e pesquisadora (2009 a 2015) e a Companhia dos Novos no Teatro Vila Velha em Salvador, Bahia (2004 a 2008). Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela UnB, Mestra e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, UFBA. Desenvolve pesquisa nas áreas de Pedagogia Teatral e Trabalho de atriz/ator.

Referências

BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel: Tratado de Antropologia Teatral. Trad. Patrícia Alves. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2009.

BOGGART, Anne; LANDAU, Tina. The Viewpoints Book: a practical guide to Viewpoints and Composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.

BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução do alemão: Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001.

FAIER, Lieba and ROFEL, Lisa. Ethnographies of Encounter. Annual Review of Anthropology, v. 43, p. 363-377, Oct. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-anthro-102313-030210. Acesso em: 30 ago 2023.

INGOLD, Tim. Anthropology and/as education. 2. ed. London: Routledge, 2018.

PETE. Institute. Portland: Portland Experimental Theatre Ensemble. Disponível em: https://www.petensemble.org/institute. Acesso em: 24 jan. 2024.

PETE. Mission. Portland: Portland Experimental Theatre Ensemble. Disponível em: https://www.petensemble.org/about. Acesso em: 30 ago. 2023.

PETE. Training. Portland: Portland Experimental Theatre Ensemble. Disponível em: https://www.petensemble.org/institute. Acesso em: 29 fev, 2024.

SITI. Training. New York: SITI Company. Disponível em: https://siti.org/training/. Acesso em: 01 dez. 2023.

STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

WILSON, H. F.; DARLING, J. Encountering the City: Urban Encounters from Accra to New York. London: Routledge, 2016.

Publicado

05-06-2025

Como Citar

MELLO, Mônica Vianna de. A Professora Itinerante e o PETE: um encontro entre pessoas de teatro. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.36025/arj.v12i1.35460. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/35460. Acesso em: 20 dez. 2025.