A Professora Itinerante e o PETE: um encontro entre pessoas de teatro
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v12i1.35460Palavras-chave:
docência, metodologia, experiência, teatro, aprendizagemResumo
O artigo compartilha experiência vivenciada junto à Portland Experimental Theater Ensemble (PETE), um coletivo de teatro atuante no Oregon, EUA, sendo que as atividades ali desenvolvidas foram definidas pelo projeto de pós-doutorado, A Professora Itinerante: trocas e aprendizagens em caminhos metodológicos. O artigo analisa as aproximações e distanciamentos entre as metodologias de criação e aprendizado de teatro, desenvolvidas junto a grupos de atores profissionais e não profissionais. No Institute of Contemporary Performance (ICP) há formações de curta e longa duração voltados para atores e atrizes profissionais e no programa Between You and Me (BYAM) o trabalho é desenvolvido junto a estudantes em idade escolar. O ICP e o BYAM, apesar de terem público-alvo e metas distintos, utilizam-se de proposições metodológicas semelhantes, sendo essas, produto das próprias experiências artísticas do PETE. Nessa explanação, pode-se identificar elementos artístico-pedagógicos possivelmente determinantes na formação docente em teatro.
Downloads
Referências
BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel: Tratado de Antropologia Teatral. Trad. Patrícia Alves. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2009.
BOGGART, Anne; LANDAU, Tina. The Viewpoints Book: a practical guide to Viewpoints and Composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.
BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução do alemão: Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001.
FAIER, Lieba and ROFEL, Lisa. Ethnographies of Encounter. Annual Review of Anthropology, v. 43, p. 363-377, Oct. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-anthro-102313-030210. Acesso em: 30 ago 2023.
INGOLD, Tim. Anthropology and/as education. 2. ed. London: Routledge, 2018.
PETE. Institute. Portland: Portland Experimental Theatre Ensemble. Disponível em: https://www.petensemble.org/institute. Acesso em: 24 jan. 2024.
PETE. Mission. Portland: Portland Experimental Theatre Ensemble. Disponível em: https://www.petensemble.org/about. Acesso em: 30 ago. 2023.
PETE. Training. Portland: Portland Experimental Theatre Ensemble. Disponível em: https://www.petensemble.org/institute. Acesso em: 29 fev, 2024.
SITI. Training. New York: SITI Company. Disponível em: https://siti.org/training/. Acesso em: 01 dez. 2023.
STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
WILSON, H. F.; DARLING, J. Encountering the City: Urban Encounters from Accra to New York. London: Routledge, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Mônica Vianna de Mello (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
English
Português (Brasil)