Seis lugares do/a educador/a (en)cena – reflexões em torno da didática da educação dramática na formação de educadores/as de infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v12i1.35426

Palavras-chave:

educação artística, educação dramática, formação de educadores/as de infância, creche, teatro

Resumo

O objetivo propulsor da experiência que constituiu a base empírica do estudo foi o desenho de um roteiro de ação, no âmbito da formação de Ensino Superior, favorecendo experiências relacionais e estéticas que dessem resposta aos desejos, necessidades e narrativas de educadores/as de infância em contexto de creche. Da experiência resultou a construção de uma formação artística holística, mediada por recursos teatrais com forte preocupação visual e estética que priorizassem a criança nos aspetos relacionais e afetivos e com a qual esta se possa vir a reconhecer como pessoa, com estatuto social atribuído, com vez e voz nas situações e ações realizadas com ela e para ela. Refletiu-se sobre a posição curricular da Educação Dramática no contexto educativo, abordando questões teóricas das linguagens teatrais e ligações à dimensão relacional inerente às primeiras idades da infância, apresentando-se um roteiro de formação de educação dramática em creche com futuros educadores/as de infância.

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Biografia do Autor

Carla Pires-Antunes, Universidade do Minho (UMinho)

Carla Pires Antunes é Doutorada em Estudos da Criança, especialidade em Educação Dramática/Teatro. É docente no Instituto de Educação da Universidade do Minho no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física e Membro Integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança – Instituto de Educação –  Universidade do Minho (CIEC-IE-UM). É Licenciada em Teatro – Formação de Atores pela Escola Superior de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa e Licenciada em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas da Universidade de Lisboa. É autora de vários artigos publicados em revistas científicas internacionais. É membro de vários projetos institucionais resultantes da parceria entre a Universidade do Minho e instituições estrangeiras.

Maria Flor Dias, Universidade do Minho (UMinho)

Maria Flor Dias é Doutorada em Estudos da Criança, na Área de Especialização de Educação Dramática pela Universidade do Minho e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC- UM). É Professora aposentada do Instituto de Educação da Universidade do Minho - Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física.

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Publicado

23-06-2025

Como Citar

PIRES-ANTUNES, Carla; DIAS, Maria Flor. Seis lugares do/a educador/a (en)cena – reflexões em torno da didática da educação dramática na formação de educadores/as de infância. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.36025/arj.v12i1.35426. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/35426. Acesso em: 20 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte