Seis lugares do/a educador/a (en)cena – reflexões em torno da didática da educação dramática na formação de educadores/as de infância
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v12i1.35426Palavras-chave:
educação artística, educação dramática, formação de educadores/as de infância, creche, teatroResumo
O objetivo propulsor da experiência que constituiu a base empírica do estudo foi o desenho de um roteiro de ação, no âmbito da formação de Ensino Superior, favorecendo experiências relacionais e estéticas que dessem resposta aos desejos, necessidades e narrativas de educadores/as de infância em contexto de creche. Da experiência resultou a construção de uma formação artística holística, mediada por recursos teatrais com forte preocupação visual e estética que priorizassem a criança nos aspetos relacionais e afetivos e com a qual esta se possa vir a reconhecer como pessoa, com estatuto social atribuído, com vez e voz nas situações e ações realizadas com ela e para ela. Refletiu-se sobre a posição curricular da Educação Dramática no contexto educativo, abordando questões teóricas das linguagens teatrais e ligações à dimensão relacional inerente às primeiras idades da infância, apresentando-se um roteiro de formação de educação dramática em creche com futuros educadores/as de infância.
Downloads
Referências
AJURIAGUERRA, Julien. Manuel de Psychiatrie chez l’enfant. Paris: Masson e Cie, 1974.
ALMEIDA, Milton José de. Imagens e Sons. São Paulo: Cortez, 1994.
ARISTIZABAL LLORENTE, Pilar; LASARTE LEONET, Gema; CAMINO ORTIZ DE BARRON, Igor; ZUAZAGOITIA Rey-Baltar, Ana. Las claves de la comunicación en el teatro para bebés. Aula Abierta, v. 41, n. 3, p. 91-100, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4401273. Acesso em: 23 abr. 2022.
ARTAUD, Antonin. O teatro e o seu duplo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BORTOLIN, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz do bibliotecário lendo ou narrando. 2010. 234 páginas. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2010.
CASEY, Edward. Earth-Mapping: Artists Reshaping Landscape. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005.
CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História. Porto Alegre: Artmed, 2001.
COSTA, Isabel. O Desejo do Teatro – O Instinto do Jogo Teatral como dado Antropológico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
CUNHA, Camilo; KUHN, Roselaine. (2016). No tempo das crianças... no tempo da imaginação. In: FERREIRA, Ilídio et al. (ed.). Investigação, formação docente e culturas da infância: Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, 13-15 jul. 2016. Braga: Universidade do Minho – Instituto de Educação, Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2016. p. 681-692.
DIAS, Isabel Matos. Uma Ontologia do Sensível – A Aventura Filosófica de Merleau-Ponty. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 1999.
DIAS, Maria Flor; PIRES ANTUNES, Carla (2017). Reflexões em torno de uma formação em Animação Teatral. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 2, n. 4, p. 57-74, jan./abr. 2017. ISSN 2525-426X. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3599/2316. Acesso em: 2 fev. 2023.
FERNANDES, Domingos; Ó, Jorge Ramos do; FERREIRA, Mário B. Estudo de avaliação do ensino artístico. Direção Geral de Formação Vocacional do Ministério da Educação e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 2007. Disponível em: https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10451/5501/1/RelatórioEnsinoArtísticol.pdf. Acesso em: 7 abr. 2023.
FERREIRA, Manuela; ROCHA, Cristina. As crianças na escola e a reconstituição do seu ofício como alunos/as – análise da produção académica nacional (1995-2005): campos disciplinares, instituições e temáticas. Comparências, ausências e prelúdios. Investigar em Educação: Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, n. 6/7, p. 15-126, 2007/2008. Disponível em: https://hdl.handle.net/10216/94552. Acesso em: 10 fev. 2023.
FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogenese. Rio de Janeiro: Wak, 2009.
FOSNOT, Catherin Twoney; PERRY, Randall Stewart. Constructivism: A Psychological Theory of Learning. In: FOSNOT, Catherin Twoney (ed.). Constructivism: Theory, Perspectives, and Practice. New York: Teachers College Press, 1996. p. 8-33.
FRABBETTI, Roberto. A Arte na Formação de Professores de Crianças de Todas as Idades: o Teatro é um Conto Vivo. Pro-Posições, v. 22, n. 2, p. 39-50, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/vbp3TjSfx79c8YnNcD3ZkFn/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 17 fev. 2023.
GIL, José. As Metamorfoses do Corpo. Lisboa: Relógio de Água, 1997.
GRÁCIO, Rui. Educação e Educadores. Lisboa: Livros Horizonte, 1973.
HARPER, Sarah. Uma abordagem às implicações do envelhecimento Global. In: FÓRUM GULBENKIAN DE SAÚDE SOBRE O ENVELHECIMENTO 2008/2009. O Tempo da Vida. Parede: Principia, 2009. p. 77-104.
HOME-COOK, George. Theatre and Aural Attention: Stretching Ourselves. London: Palgrave Macmillan, 2015.
HOYUELOS, Alfredo. Documentación como narración y argumentación. Revista Aula de Infantil, Graò, v. 39, p. 5-9, 2007. Disponível em: http://caps.educacion.navarra.es/infantil/attachments/article/112/documentacion-como-narracion-y-argumentacion.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.
KOUDELA, Ingrid. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1998.
LANDIER, Jean-Claude; BARRET, Gisèle. Expressão dramática e teatro. Porto: ASA, 1994.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LEITE, Carlinda; RAMOS, Kátia. Formação para a Docência Universitária: uma reflexão sobre o desafio de humanizar a cultura científica. Revista Portuguesa de Educação, v. 25, n. 1, p. 7-27, 2012. DOI: 10.21814/rpe.3014. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3014. Acesso em: 6 mai. 2023.
LUPWISHI, Mbuyamba. Relatório. Sessão de encerramento da Conferência Mundial sobre Educação Artística: desenvolver as capacidades criativas para o século XXI, 9 mar. 2006. Comissão Nacional da UNESCO, 2007. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1436/7/I.Doc2.%20Confer%C3%AAncia%20Mundial%20Sobre%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Art%C3%ADstica.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.
MARTINS, Rita. Corpos em Guerra. Sinais de Cena, n. 10, p. 34-36, 2008. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/12640. Acesso em: 8 jan. 2023.
MARTINS, Rui. O Corpo como Primeiro Espaço de Comunicação: O Diálogo Tónico Emocional no Nascimento da Vida Psiquica. Psilogos: Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE, v.13, n. 1, p. 34-43, 2015. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/psilogos/article/download/7646/5389/21429. Acesso em: 14 abr. 2023.
MORENO, Jacobo Levy. El Teatro de la Espontaneidad. Buenos Aires: Editorial Vancu, 1997.
NAKAHODO, Lilian Nakao. As paisagens do corpo na criação sonora. Polêm!ca: Revista Eletrônica, Labore, Laboratório de Estudos Contemporâneos/UERJ, v. 13, n.1, p. 906-915, fev. 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/polemica/article/view/9654. Acesso em: 24 jun. 2023.
NAVES, Bobes Maria. Teatro Y Semiología. Arbor. v. 177, n. 699-700, p. 497-508, 2004. DOI: 10.3989/arbor.2004.i699/700.591. Disponível em: https://arbor.revistas.csic.es/index.php/arbor/article/view/591. Acesso em: 6 mai. 2023.
NORBERG-SCHULZ, Christian. O Fenômeno do lugar. In: NESBITT, Kate (org.). Uma Nova Agenda para a Arquitetura: Antologia Teórica 1965-1995, São Paulo: Cosac Naify, 2006. p. 443-461.
O’NEIL, Cecely; LAMBERT, Alan. Drama Structures: A Practical Handbook for Teachers. London: Hutchinson, 1982.
PAIS, José. Culturas Juvenis. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional, 2003.
PIRES ANTUNES, Carla; TOMÁS, Catarina. Educação Artística no Jardim de Infância. Entre a Periferalidade e a Centralidade. Revista Humanidades e Inovação, Infância, Artes e Patrimônios Educativos III, v. 8. n. 34, p. 371-385, fev. 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/102. Acesso em: 7 jul. 2023.
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 344/90, de 2 de novembro de 1990. Diário da República n.º 253/1990, Série I. Disponível em: https://dre.tretas.org/dre/21657/decreto-lei-344-90-de-2-de-novembro. Acesso em: 2 fev. 2023.
PORTUGAL. Recomendação N.º 3/2011. Diário da República, 2ª série — Nº 79 — 21 de abril de 2011. Disponível em: https://www.cnedu.pt/content/antigo/images/stories/Educao_dos_0-3.pdf. Acesso em: 2 maio 2023.
PORTUGAL, Gabriela. Crianças, famílias e creches: uma abordagem ecológica da adaptação do bebé à creche. Porto: Porto Editora, 1998.
PORTUGAL, Gabriela. Educação de Infância em Portugal: Situação e contextos numa perspectiva de promoção de equidade e combate à exclusão. In: ALARCÃO, Isabel (coord.). A Educação das Crianças dos 0 aos 12 anos: Relatório do estudo. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, Estudos e relatórios, 2009. p. 33-6. Disponível em: https://www.cnedu.pt/content/antigo/files/1_A_Educacao.pdf. Acesso em: 6 mai. 2023.
SANTOS, Arquimedes. Mediações artístico-pedagógicas. Lisboa: Livros Horizonte, 1989.
SANTOS, João. Ensaios Sobre Educação I: A Criança quem é? Lisboa: Livros Horizonte, 1991.
SLADE, Peter. O Jogo Dramático Infantil. São Paulo: Summus, 1978.
TAUBE, Gerd. Aesthetic peculiarities of the “Theatre for Early Years”. In: SCHNEIDER, Wolfgand (ed.). Theatre for Early Years: Research in Performing Arts for Children from Birth to Three. Oxford: Peter Lang GmbH, 2009. p. 15-24.
TOMÁS, Catarina. Para além de uma visão dominante sobre as crianças pequenas: gramáticas críticas na Educação de Infância. Revista Humanidades e Inovação, v. 4, n. 1, p. 13-20, 2017. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/279. Acesso em: 25 maio 2023.
TUAN, Yi Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
STIEGLER, Bernard. Tomar Cuidado: Sobre a Solicitude no Século XXI. In: BHABHA, Homi K. et al. A Urgência da Teoria. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.
UNESCO. Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidades Criativas para o Século XXI. Comissão Nacional da UNESCO, 2006. Disponível em: https://crispasuper.files.wordpress.com/2012/06/roteiro2.pdf. Acesso em: 3 nov. 2022.
UNESCO. Seoul Agenda: Goals for the Development of Arts Education. The Second World Conference on Arts Education, 2010. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190692. Acesso em: 3 nov. 2022.
VASCONCELOS, Teresa. A Educação de Infância no Cruzamento de Fronteiras. Lisboa: Texto, 2009a.
VASCONCELOS, Teresa. Educação de Infância em Portugal: Situação e contextos numa perspectiva de promoção de equidade e combate à exclusão. ALARCÃO, Isabel (coord.). A Educação das Crianças dos 0 aos 12 anos: Relatório do estudo. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, Estudos e relatórios, 2009b. p. 141-175. Disponível em: https://www.cnedu.pt/content/antigo/files/1_A_Educacao.pdf. Acesso em: 2 maio 2023.
VASCONCELOS, Teresa. Recomendação do Conselho Nacional de Educação sobre Educação das Crianças dos 0 aos 3 anos. Propostas da/para a “criança futura”. Cadernos de Educação de Infância, APEI Associação de Profissionais de Educação de Infância, Lisboa, n. 95, p. 7-13, jan./abr. 2012. Disponível em: https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-95. Acesso em: 2 mai. 2023.
VECCHI, Vea. Children’s Expressive Languages. International Winter Institute, Reggio Emilia, 1998.
WALLON, Henri. A Evolução psicológica da criança. Rio de Janeiro: Andes, 1973.
WILLER, Claudio. Antonin Artaud: Loucura e Lucidez, Tradição e Modernidade. Disponível em: http://www.triplov.com/surreal/artaud_willer.html. Acesso em: 30 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Carla Pires-Antunes, Maria Flor Dias (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
English
Português (Brasil)