Presença de Comenius na Ibero-América
DOI :
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID35268Mots-clés :
Comenius, História da Pedagogia, Históriografia da Educação IberoamericanaRésumé
Desde a época colonial, quando suas obras didáticas para o ensino do latim foram extensamente utilizadas nos seminários católicos, registra-se a presença de João Amos Comenius (1592-1670) na educação latino-americana. A princípio por meio da circulação de seus manuais para o ensino de línguas, dentre os quais o Orbis Pictus teve papel destacado, em seguida por sua associação com o método intuitivo no século XIX e com a Escola Nova já no século XX, o nome de Comenius comparece com assiduidade na história de nossa educação. Escola e colégios da região ostentam o seu nome, suas obras são traduzidas para o espanhol e português, seminários sobre sua vida e obra são realizados, incorporando-se assim seu nome à nossa cultura educacional. Os avanços nos estudos sobre sua obra, tal como a descoberta dos manuscritos da monumental De rerum humanarum Emendatione Consultatio Catholica em 1935 na Alemanha, tem revelado novas facetas do seu pensamento para subsidiar nossas reflexões. Neste trabalho, procura-se assinalar a presença ibero-americana de Comenius por meio da consulta aos seus livros e à produção de trabalhos e artigos sobre sua vida e obra realizados, ou publicados, na região.
Téléchargements
Références
Aguirre, M. E. (Coord.). (1993). Juan Amós Comenio: obra, andanzas, atmósferas (libro y cassette). México: CESU-UNAM
Araújo, B. (1992). A atualidade do pensamento de Jan Amos Comenius. Temas em Educação, n. 2, p. 157-165.
Araújo, B. (1996). A atualidade do pensamento pedagógico de Comenius. Salvador: Ed. da UfBa.
Bastos, M. H. C. (2013). Método intuitivo e lições de coisas por Ferdinand Buisson. Hist. Educ. [Online]. Porto Alegre, v. 17, n. 39, p. 231-253.
Cambi, F. (1999). História da Pedagogia. São Paulo: EDUNESP.
Comenio, J. A. (1992). Pampedia. Madrid: UNED.
Comenio, J. A. (1993). El mundo sensible en imágenes. México: CONACYT-Miguel Angel Porrúa.
Coménio, J. A. (1971). Pampaedia. Coimbra: Casa do Castelo.
Coménio, J. A. (1976). Didáctica Magna. 2ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Comenius, J. A. (1643). Ianua Linguarum Reserata. Amsterdam: Elzevir.
Comenius, J. A. (1666). Orbis Sensualium Pictus. Nuremberg: Endter. Disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_obrasraras/or55391/or55391.pdf. Acesso em 13 de maio de 2020.
Comenius, J. A. (1887). Orbis Pictus. Syracuse: Bardeen.
Comenius, J. A. (1966). De rerum humanarum consultatio catholica. V. II. Praha: Academia.
Comenius, J. A. (1997). Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes.
Comenius, J. A. (1999). El labirinto del mundo y el paraíso del corazón. Buenos Aires: EKUMENE.
Comenius, J. A. (2000). El centro de la seguridad. Buenos Aires: EKUMENE.
Comenius, J. A. (2002). El camino de la luz. Buenos Aires: EKUMENE.
Comenius, J. A. (2011). A Escola da Infância. São Paulo: Edunesp.
Comenius, J. A. (2015). O único necessário. Jarinu/SP: Pentagrama.
Covello, S. C. (1991). Comenius. A construção da pedagogía. São Paulo: SEJAC.
Cucuzza, H. R. (2017) Desembarco de la escuela nueva en Buenos Aires: heterogéneas naves atracan en puertos heterogéneos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 02, n. 05, p. 310-329.
Čornejová, I. (1991). The Jesuit School and John Amos Comenius. In: J. Pesková, J. Cach, M. Svatoš (Eds.). Homage to J. A. Comenius. Praha: Karolinum, p. 82-95.
Debesse, M. e Mialaret, G. (1977). Tratado das Ciências Pedagógicas. v. 2. História da Pedagogia. São Paulo: CEN/EDUSP.
Dobrizhoffer, M. (1783). Geschichte der Abipones. V. II. Viena: Kurzbek.
Gasparin, J. L. (1994). Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus.
Gasparin, J. L. (1997). Comênio. A emergência da modernidade na educação. Petrópolis/RJ: Vozes.
Gonzalo, J. e Rabazas, T. (2009). Continuities and discontinuities in the origins of the institutionalisation of pedagogy in Spain. Paedagogica Historica, v. 45, n. 3, p. 355–367.
Groenendik, L. F. e Sturm, J. C. (1999). On the Use and Abuse of Great Educators: the Case of Comenius in the Low Countries. Paedagogica Historica, v. 35, n. 1, p. 112-124.
Jelinek, V. (1953). The Analytical Didactic of Comenius. Chicago: The University of Chicago Press.
Kahn, P. (2014). Lições de coisas e ensino das ciências na França no fim do século 19: contribuição a uma história da cultura. Hist. Educ. [Online]. Porto Alegre, v. 18. n. 43, p. 183-201.
Kašpar, O. (1984). Latin America in the Work of J. A. Comenius. Studia Comeniana et Historica, 27, XIV, p. 58-64.
Kašpar, O. (1991). Comenius and Latin America. In: J. Pesková, J. Cach, M. Svatoš (Eds.). Homage to J. A. Comenius. Praha: Karolinum, p. 282-287.
Korthaase, W. (1996). Urteile über Comenius und den Wert seiner Schriften für unsere Zeit. In: Golz, R.; Korthaase, W.; Schäfer (Hrsg.). Comenius und unsere Zeit. Berlin: Schneider Verlag.
Kulesza, W. A. (1990). Comenius and Brazilian Education. Studia Comeniana et Historica, 41, XX, p. 160-164.
Kulesza, W. A. (1992). Comenius. A persistência da utopia em educação. Campinas: Ed. da UNICAMP.
Kulesza, W. A. (2015). Uma fonte inédita para historiar a recepção de Comenius no Brasil. Cadernos de História da Educação, 14(1). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32132.
Luzuriaga, L. (1984). História da educação e da pedagogia. 15ª ed. São Paulo: Ed. Nacional.
Manacorda, M. A. (1989). História da Educação. São Paulo: Cortez: Autores Associados.
Marques, Francisco. Muitas coisas, poucas palavras. São Paulo: Peirópolis, 2009 e 2023 (2a. edição).
Mištinová, A. (2009). Comenius and Hispanic world. In: S. Cocholová; M. Pánková; M. Steiner, (Eds.). Johannes Amos Comenius. The Legacy to the Culture of Education. Praha: Academia.
Narodowoski, M. (2001). Comenius e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica.
Piaget, J. (2010). Jan Amos Comênio. In : Marcondes, M. (org.). Jan Amos Comênio. Recife : Massangana. Disponível em : http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4674.pdf. Acesso em 26 de abril de 2020.
Polišenský, J. (1974). Las Casas a Komenský. Studia Comeniana et Historica, 8-9, IV, p. 57-69.
Polišenský, J. (1993). Comenio y el mundo hispano-americano. Ibero-Americana Pragensia, XXVII, Univerzita Karlova, Praha, p. 41-50.
Ruíz, C. E. (2009). Maria Esther Aguirre-Lora, educadora de pensamiento libre. Revista Aleph, n. 148, v. 43, p. 17-40.
Runge, A. K. (1998). Juan Amos Comenio ¿Superado o desconocido? Íkala, revista de lenguaje y cultura, Vol..3, no. 5, p. 24-32.
Runge, A. K. (2001). Sobre el trato correcto con los libros, las herramientas principales de la formación. Revista Educación y Pedagogía. Medellín: Facultad de Educación. Vol. XIII, No. 29-30, pp.197-205.
Schifferova, V. La ética en el pensamiento de Comenio: Cuatro estudios sobre la obra de Jan Amos Komensky. Mar del Plata: Kazak Ediciones, 2018.
Southey, R. (1819). History of Brazil. Vol. 3. London: Longman, Hurst, Rees, Orme and Brown.
Steiner, M. (2005). The works of Comenius: criteria for the classification of over 200 titles. In: Fritsch, A.; Hauff, S.; Korthaase, W. (eds.). Comenius und der Weltfriede. Berlin: Deutsche Comenius-Gesellschaft.
Ungureanu, I. (2015). Lecture de l’oeuvre pédagogique de Comenius sous la IIIe République. Revista Lusófona de Educação, n. 30, p. 159-173.
Walker, D. Comenius: o criador da didática moderna. Juazeiro do Norte/CE: HB Editora, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Wojcich Andrzej Kulesza 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)