A arte de gozar no escuro:
representações morais, erotismo e costumes no cinema de Pedro Carlos Rovai (1972-1979)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-5674.2025v12n23ID38511Palavras-chave:
pornochanchada, Erotismo, Representações, Pedro Carlos Rovai, História culturalResumo
Apesar do seu sucesso de bilheteria na década de 1970, o gênero cinematográfico conhecido como Pornochanchanda foi largamente subestimado por críticos e historiadores. Vistas enquanto obras de baixa qualidade, as obras da Boca do Lixo, no entanto, criaram ricas interpretações sobre a realidade sociocultural e política do Brasil durante a ditadura militar. Um de seus mais importantes diretores, Pedro Carlos Rovai, realizou sete filmes do gênero, sendo três deles analisados no presente trabalho: A Viúva Virgem (1972), Ainda Agarro Esta Vizinha (1974) e O Amante Latino (1979). Portanto, esta pesquisa busca ser uma contribuição para os estudos históricos a respeito do referido movimento artístico e do período no qual ele foi fomentado, através da análise das representações construídas nas obras citadas utilizando uma metodologia baseada no exame dos códigos internos e externos dos filmes.
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