A arte de gozar no escuro:

representações morais, erotismo e costumes no cinema de Pedro Carlos Rovai (1972-1979)

Autores

  • Manuel Neto Autonômo
  • Rodrigo Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2025v12n23ID38511

Palavras-chave:

pornochanchada, Erotismo, Representações, Pedro Carlos Rovai, História cultural

Resumo

Apesar do seu sucesso de bilheteria na década de 1970, o gênero cinematográfico conhecido como Pornochanchanda foi largamente subestimado por críticos e historiadores. Vistas enquanto obras de baixa qualidade, as obras da Boca do Lixo, no entanto, criaram ricas interpretações sobre a realidade sociocultural e política do Brasil durante a ditadura militar. Um de seus mais importantes diretores, Pedro Carlos Rovai, realizou sete filmes do gênero, sendo três deles analisados no presente trabalho: A Viúva Virgem (1972), Ainda Agarro Esta Vizinha (1974) e O Amante Latino (1979). Portanto, esta pesquisa busca ser uma contribuição para os estudos históricos a respeito do referido movimento artístico e do período no qual ele foi fomentado, através da análise das representações construídas nas obras citadas utilizando uma metodologia baseada no exame dos códigos internos e externos dos filmes.

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Pereira , Universidade Estadual de Feira de Santana

Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia - DCHF da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Foi Presidente da ANPUH-BA (2016-2018). Tem experiência nas áreas de História das Ciências, História Ambiental e Política Administrativa do Período Colonial Baiano, com ênfase nos sujeitos, práticas e saberes sobre a História Natural na Capitania da Bahia na transição do Século XVIII para o XIX. Atua, principalmente, nos seguintes temas: dinâmica de produção, circulação e usos dos conhecimentos sobre o meio natural; História da Botânica colonial; políticas de conservação das matas coloniais; Jardim Botânico da Bahia e a política de ervas luso-baiana.

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Publicado

19-12-2025

Como Citar

NETO, Manuel; PEREIRA , Rodrigo. A arte de gozar no escuro:: representações morais, erotismo e costumes no cinema de Pedro Carlos Rovai (1972-1979). Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 1–28, 2025. DOI: 10.21680/2446-5674.2025v12n23ID38511. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/38511. Acesso em: 20 dez. 2025.