DERIVA E CARTOGRAFIA COMO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2025v10n2ID36574

Keywords:

Deriva; Cartografia Afetiva; Patrimônio Industrial: Rizoma

Abstract

O artigo trata da experiência de identificação e reconhecimento do Patrimônio Industrial de Presidente Prudente, SP, através da prática da deriva e da cartografia expressa como potência educativa para sua valorização e favorecendo a sua preservação e conservação, considerando o processo constante de ressignificação desse espaço. Relata e reflete sobre uma experimentação realizada com os alunos do quarto ano do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Geografia da Universidade Estadual Paulista-UNESP, nas disciplinas integradas de Técnicas Retrospectivas e Patrimônio Cultural praticando a caminhada ao atravessar os conjuntos arquitetônicos do Patrimônio Ferroviário Industrial de Presidente Prudente- SP. Nessa imersão no espaço patrimonial da cidade e seus valores subjetivos e afetivos, os alunos se conectaram com as múltiplas, heterogêneas e diversas ambiências históricas para estimular o sentimento de pertencimento ao lugar, visibilizando e integrando com os corpos singulares que a habitam. Nesse sentido, a abordagem rizomática do procedimento metodológico adotado se abre ao processual e experimental, acompanhando o movimento de transformação da realidade e da produção de vida da cidade em composição com a preservação do patrimônio industrial.

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Author Biographies

Helio Hirao, Universidade Estadual Paulista- UNESP

Professor Assistente Doutor do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente  da Universidade Estadual Paulista, graduação- FCT/ UNESP e pós-graduação-PPGArq FAAC/ UNESP. Coordena o Grupo de Pesquisa Projeto, Arquitetura e Cidade- Núcleo de Estudos em Patrimônio e Projeto.

 

Neide Barrocá Faccio, Universidade Estadual Paulista- UNESP

Professora adjunta do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Coordenadora do Laboratório de Arqueologia Guarani da FCT/UNESP; Curadora do Museu de Arqueologia de Iepê, SP; Coordenadora e curadora do Museu de Arqueologia Regional da FCT/UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural.

Enrique Larive-López, Universidade de Sevilha, Espanha

Profesor Contratado Doctor del Departamento de
Historia, Teoría y Composición Arquitectónica de la Escuela Técnica Superior de
Arquitectura de la Universidad de Sevilla (USE); Coordinador de la Red
Internacional “Laboratorio Ibero-Americano de los Paisajes Históricos de la
Producción” (Red applab); y miembro investigador de la Catedra UNESCO CREhAR
(Creative Research and Education in heritage Assessment and Regeneration).

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Published

20-05-2025

How to Cite

HIRAO, Helio; FACCIO, Neide Barrocá; LARIVE-LÓPEZ, Enrique. DERIVA E CARTOGRAFIA COMO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL . Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 08–17, 2025. DOI: 10.21680/2448-296X.2025v10n2ID36574. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/36574. Acesso em: 22 dec. 2025.