A ARQUITETURA DO FUTURO CERCADA POR AMORES, MORTES E ROBÔS

Authors

  • Artur Renato Ortega UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Louise Cristina SHOENHERR UFPR

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2025v10n2ID37564

Keywords:

arquitetura e cinema, animação, Love, Death & Robots, arquitetura futurista

Abstract

O foco deste artigo reside na percepção da arquitetura futurista no cinema, particularmente nas idealizações artísticas do futuro e sua manifestação em cenários arquitetônicos fictícios. Para alcançar esse objetivo, analisa-se três curtas-metragens da série Love, Death & Robots, criada por Tim Miller e David Fincher: When the Yogurt Took Over (2019), Automated Customer Service e Pop Squad (ambos de 2021). Em cada um desses curtas, a arquitetura desempenha um papel distinto na construção do mundo futuro retratado. Em When the Yogurt Took Over, uma cidade que inicialmente se assemelha à nossa realidade atual passa por transformações dramáticas, evoluindo de uma utopia para uma distopia. Em Automated Customer Service, a urbanização é fortemente influenciada pela tecnologia e é predominantemente habitada por robôs, com a arquitetura refletindo luxo e conforto. Em Pop Squad, durante um período de avanço tecnológico, a cidade se divide ainda mais, amplificando as divisões sociais pré-existentes. Em cada caso, a arquitetura não apenas molda o ambiente, mas também serve como um meio poderoso de comunicação sobre as sociedades retratadas. Destaca-se, assim, a importância da relação entre arquitetura e cinema, revelando como essas obras cinematográficas fornecem percepções profundas sobre o papel da arquitetura na construção do futuro. Além disso, mostra como o cinema oferece uma plataforma rica para explorar avanços sociais, físicos, estéticos e tecnológicos na arquitetura, enriquecendo nossa compreensão das possibilidades e desafios que o futuro pode apresentar para nossa sociedade e nosso ambiente construído.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Artur Renato Ortega, UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutor em Educação, Professor da área de projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo - UFPR

Louise Cristina SHOENHERR, UFPR

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, UFPR

References

AUTOMATED CUSTOMER SERVICE (Volume 2). Love, Death & Robots (seriado). Direção: Meat Dept. Produção: Atoll Studio, França. Netflix (Streaming), 2021: Norte-América. Criado por: Tim Miller e David Fincher. (doze minutos), son., color. Digital.

BACIGALUPI, P. Pump Six and Other Stories. San Francisco: London, Night Shade Books, 2010.

BOSTROM, N. Superinteligência: Caminhos, perigos, estratégias. Rio de Janeiro: DarkSide, 2018.

BROWN, B. E. The ending of pop squad explained Love, Death & Robots Explained. Youtube, 16 de maio de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1cjbYN9hM3k>. Acesso em: 21/06/2023.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.

GIUSTI, C. E. S.; FINCHER, D.; MILLER, T. (productores). Love, death & robots. Vol. II [Serie de televisión]. Netflix, Inc. Palabra Clave, (La Plata), 2021-2022, vol. 11, n° 1, e147. Argentina. 2021Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1853-99122021000200147>. Acesso em: 01/04/2023.

GONÇALVES, R. F. Utopias, ficções e realidades na metrópole pós-industrial. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

KAUSS, A. B. Cidades, um engenho humano. Jornal do Brasil, publicado em 21/04/2018. Disponível em: <https://www.jb.com.br/artigo/noticias/2018/04/21/cidades-um-engenho-humano.html>. Acesso em: 20/02/2024.

KOOLHAAS, R. "Rem Koolhaas pergunta: As cidades inteligentes estão condenadas à estupidez?" [Rem Koolhaas Asks: Are Smart Cities Condemned to Be Stupid?] 30 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo). Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/759569/rem-koolhaas-pergunta-as-cidades-inteligentes-estao-condenadas-a

estupidez>. Acesso em: 20/02/2024.

MEIREN, K. V. D. Love, Death + Robots | Inside the Animation: Automated Customer Service | Netflix. Netflix. Youtube, 2021. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=R9lTsnlJXcw&t=1s>. Acesso em: 01/10/2022.

NELSON, J. Y; DENJEAN, J. Love, Death + Robots | Inside the Animation: Volume 2 Overview | Netflix. Netflix. Youtube, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/ watch?v=y105qh6gF3M &t=37s>. Acesso em: 01/10/2022.

POP SQUAD (Volume 2). Love, Death & Robots (seriado). Direção: Jennifer Yuh Nelson. Produção: Blur Studio, Estados Unidos. Netflix (Streaming), 2021: Norte-América. Criado por: Tim Miller e David Fincher. (dezoito minutos), son., color. Digital.

SCALZI, J. When the yogurt took over: A Short Story. 2010. Disponível em:<https://whatever.scalzi.com/2010/10/02/when-the-yogurt-took-over-a-short-story/>. Acesso em: 03/05/2023.

SCALZI, John. A Thanksgiving Week gift for you: “Automated Customer Service”. 2018. Disponível em: < https://whatever.scalzi.com/2018/11/19/a-thanksgiving-week-gift-for-you-automated-customer-service/>. Acesso em: 03/05/2023.

THREE ROBOTS (Volume 1). Love, Death & Robots (seriado). Direção: Victor Maldonado & Alfredo Torres. Produção: Blow Studio, Espanha. Netflix (Streaming), 2019: Norte-América. Criado por: Tim Miller e David Fincher. (doze minutos), son., color. Digital.

THREE ROBOTS (Volume 3). Love, Death & Robots (seriado). Direção: Victor Maldonado & Alfredo Torres. Produção: Blow Studio, Espanha. Netflix (Streaming), 2022: Norte-América. Criado por: Tim Miller e David Fincher. (doze minutos), son., color. Digital.

WHEN THE YOGURT TOOK OVER (Volume 1). Love, Death & Robots (seriado). Direção: Victor Maldonado e Alfredo Torres. Produção: Blow Studio, Espanha. Netflix (Streaming), 2019: Norte-América. Criado por: Tim Miller e David Fincher. (seis min.), son., color. Digital.

Published

20-05-2025

How to Cite

ORTEGA, Artur Renato; SHOENHERR, Louise Cristina. A ARQUITETURA DO FUTURO CERCADA POR AMORES, MORTES E ROBÔS . Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 174–186, 2025. DOI: 10.21680/2448-296X.2025v10n2ID37564. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/37564. Acesso em: 22 dec. 2025.