Teoria crítica como paradigma de pesquisa na formação de gestores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2675-8512.2025v8n1ID38343

Palavras-chave:

Teoria Crítica, formação de gestores, estudos organizacionais, crítica social, transformação social

Resumo

Este artigo teórico-conceitual tem como objetivo apresentar a Teoria Crítica como um paradigma para a pesquisa na formação de gestores, incentivando a reflexão nos processos de aprendizagem. Metodologicamente o estudo adota uma abordagem qualitativa, com base em uma revisão da literatura sobre Teoria Crítica, estudos organizacionais e formação de gestores. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância da desnaturalização de práticas e estruturas organizacionais; do entendimento das relações de poder e das desigualdades existentes; da capacidade de agir de forma transformadora. Por fim, o estudo conclui que a Teoria Crítica se apresenta como um paradigma necessário para repensar a pesquisa na formação de gestores, sobretudo por seu compromisso com a emancipação e a autonomia. O artigo abre caminho para futuras pesquisas que aprofundem a aplicação da Teoria Crítica na formação de gestores.

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Publicado

28-05-2025

Como Citar

BRITO, Max Leandro de Araújo; DUAVY, Paulo Roberto Pimentel; ADELINO, Naiana Cordeiro; SANTOS, Valquiria Aparecida dos; PESSOA, Lidiane Patricia de Oliveira. Teoria crítica como paradigma de pesquisa na formação de gestores. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e38343, 2025. DOI: 10.21680/2675-8512.2025v8n1ID38343. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/38343. Acesso em: 20 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos