Corpos que dançam nas ruas e encarnam desejos:

o "passinho dos maloka" na ordem do erotismo

Autores

  • DANILO MEIRELES UFRN
  • Toni Carneiro
  • Daniel Meirinho

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2025v12n23ID39018

Palavras-chave:

Erotismo, Sexualidade, Passinho dos Maloka, Corpo, Masculinidade alternativa

Resumo

Este artigo analisa o ‘‘passinho dos maloka’’, focando nos corpos dançantes que usam as ruas como espaço político de afirmação e expressão de sexualidade. O objetivo é investigar como as performances articulam território, sexualidade e erotismo, desafiando normas sociais enquanto se readequam a demandas mercadológicas. A metodologia é a netnografia, aplicada a vídeos dos perfis @frajolaaofc e @robertinhoficial_ no Instagram. Com base em Bataille (2017), Butler (2015) e Soares (2021), os resultados indicam que o erotismo explícito funciona como transgressão e veículo da performance. Argumenta-se que a dança constrói uma “masculinidade alternativa”, subvertendo normas hegemônicas pela intimidade física entre homens e por gestos feminilizados (o rebolado). Conclui-se que, embora configure resistência, essa performance é imediatamente agenciada como capital erótico/sexual e comercializada no Instagram, transformando o corpo ‘‘maloka’’ em mercadoria de influência.

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Publicado

19-12-2025

Como Citar

MEIRELES, DANILO; CARNEIRO, Toni; MEIRINHO, Daniel. Corpos que dançam nas ruas e encarnam desejos:: o "passinho dos maloka" na ordem do erotismo. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 1–38, 2025. DOI: 10.21680/2446-5674.2025v12n23ID39018. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/39018. Acesso em: 21 dez. 2025.