Hierogênese e absoluto
Ernesto De Martino e a epistemologia do sagrado
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2025v32n68ID35316Palabras clave:
Filosofia da religião, Antropologia Filosófica, Psicologia social, Ernesto De Martino, HierogêneseResumen
Na sua teoria do sagrado, o historiador da religião Ernesto De Martino (1908-1965) descreveu o mito e a ritualidade como respostas culturais a problemas existenciais. Analizando as práticas religiosas do punto de vista de uma psicologia social pragmática e funcionalista, as técnica mágico-rituais são descritas como dispositivos de defesa capazes de proteger a “presença”, ou seja o poder de decisão e escolha de acordo com valores.
Perante as crises da vida, o ser humano recorreria a modelos operacionais historicamente consolidados dentro de uma comunidade, dispositivos de ação através dos quais conduzir uma iniciativa de resposta para lidar com uma dificuldade contingente. Desta maneira, contorna o risco de desintegração psicológica, a queda no arbítrio pânico, a pantoclastia relativista e a desorientação num mundo que não lhe é mais semelhante, com o qual não é possível estabelecer diálogo. Este diálogo procura o símbolo como canal de comunicação.
O artigo oferece uma síntese dos principais momentos da reflexão de De Martino e uma justaposição de sua interpretação com os modelos teóricos de Sigmund Freud, Carl Jung, Mircea Eliade e Rudolph Otto.
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This work is funded by FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, under the PhD fellowship UI/BD/151195/2021 and the CHAM strategic project UIDB/04666/2020 – UIDP/04666/2020
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