RICHARD WAGNER E O ROMANTISMO ALEMÃO
Keywords:
Alemanha, Música, Nazismo, Romantismo, WagnerAbstract
A cultura musical romântica encontra em Richard Wagner
– em sua obra musical e teórica – um de seus maiores protagonistas.
A rejeição da Aufklärung e a exaltação da supremacia germânica –
elementos constituidores da Weltanschauung romântica alemã –
caracterizam fortemente o pensamento e a atitude de Wagner frente
à vida, assumindo conotações ainda mais radicais através de seu
contumaz antissemitismo. De modo que pensar Wagner por ocasião
de seu bicentenário também significa retomar uma discussão crucial
sobre o romantismo alemão e suas implicações políticas e
ideológicas.
Downloads
References
ADORNO, T. Einleitung in die Musiksoziologie. Gesammelte Schrift. Band 14. Digitale Bibliothek Band 97, 2003
__________. Versuch über Wagner. Gesammelte Schrift. Band 13. Digitale Bibliothek Band 97, 2003.
ASTER, M. A Orquestra do Reich. A Filarmônica de Berlim e o Nacional-Socialismo. Tradução de Rainer Patriota e Nelson Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2012.
CAZNÓK, Y. B; NETO, A.N. Ouvir Wagner. Ecos Nietzschianos.São Paulo: Musa, 2000.
FISCHER, J.M. Richard Wagner und seine Wirkung. Wien: Zsolnay, 2013.
FUBINNI, E. L’estetica musicale dal settecento a oggi. Torino: Einaudi, 1987.
GEIGER, F. “Innigkeit” und “Tief” als komplementäre Kriterien der Bewertung von Musik. In: Archiv für Musikwissenschaft. 60 Jahrg H.4. Franz Steiner Verlag, 2003. Disponível em http://www.jstor.org/discover/10.2307/4145425?uid=3737664&uid=2134&uid=2474915413&uid=2&uid=70&uid=3&uid=2474915403&uid=60&sid=21103280983427
HAYNES, B. The End of Early Music: a period performer’s history of music. New York: Oxford University Press, 2007.
HEINE, H. Die Romantische Schule. Kritische Ausgabe. Hg. von Helga Weidmann. Stuttgart: Reclam 2002.
__________. Alemanha: um conto de inverno. Tradução, introdução e notas de Romero Freitas e Georg Wink. Belo Horizonte: Crisálida, 2011.
HELLER, Agnes. L’uomo del rinascimento. Firenze: La Nuova Italia, 1977.
LUKÁCS, G. Skizze einer Geschichte der neueren deutschen Literatur. Berlin: Aufbau, 1953.
__________. Deutsche Literatur in zwei Jahrhunderten. Neuwied und Berlin: Luchterhand, 1964.
MADER, M. “Bekenntnisse über Wagner” – Thomas Mann essayistische Beschäftigung mit Richard Wagner. München: Grin Verlag, 2008. E-book.
MANN, T. Doutor Fausto. A vida do compositor Adrian Leverkühn narrada por um amigo. Tradução de Herbert Caro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
_________. A Montanha Mágica. Tradução de Herbert Caro. São Paulo: Círculo do Livro, 1952.
MARX, K. Nova Gazeta Renana. Apresentação e tradução de Lívia Cotrim. São Paulo: Educ, 2010.
MILLINGTON, B. (org.) Wagner: um compêndio. Guia completo da vida e da música de Richard Wagner. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992
NIETZSCHE, F. O caso Wagner: um problema para músicos/Nietzsche contra Wagner – Dossiê de um psicólogo. Notas e Pósfacio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
POTTER, P. Most german of the arts: Musicology and Society from the Weimar Republic to the End of Hitler’s Era. New Haven and London: Yale University Press, 1999.
SAFRANSKI, R. Romantik. Eine deutsche Affäre. München: Carl Hanser, 2007.
_____________. Romantismo: uma questão alemã. Tradução de Rita Rios. São Paulo: Estação Liberdade, 2010.
WAGNER, R. Beethoven. Tradução de Anna Hartmann Cavalcanti. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)