O corpo como inconsciente nietzschiano:
um olhar sobre a fisiopsicologia dos afetos
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2025v32n67ID36521Keywords:
corpo, inconsciente, fisiopsicologia, consciência, afetosAbstract
O presente artigo visa a elaborar aspectos pertinentes às investigações sobre o corpo empreendidas por Friedrich Nietzsche, sobretudo a partir do que o filósofo denominou como fisiopsicologia, isto é, uma compreensão do corpo em termos de forças, impulsos e afetos, e sobretudo da íntima articulação destes com o pensamento, as sensações e volições. Essa dimensão, que chamaremos de dimensão inconsciente, se refere a uma lógica própria do corpo a medida que sua unidade é remetida a uma série conflituosa de impulsos que o constituem como uma natureza material, mas ao mesmo tempo dinâmica, modificável, plástica e produtora de formas e organizações distintas. Em outras palavras, procuraremos investigar o corpo para além do corpo organicamente estabelecido, ou como instância meramente físico-química, apresentando o corpo como condição de possibilidade de distintos modos de ser, cuja dinâmica própria engendra pensamentos, volições e valores, bem como da possibilidade de percepção destes movimentos (pelo menos de alguma parte deles) proporcionada pelo advento da consciência. Sobretudo, queremos trazer à tona a relação entre esta dimensão inconsciente e a consciência que temos de nós mesmos, pois isto poderia ampliar a capacidade humana de dar ouvidos ao que se passa no corpo sem negá-lo ou censurá-lo.
Downloads
References
BARRENECHEA, Miguel Angel. 2009. Nietzsche e o corpo. Rio de Janeiro: 7Letras.
DELEUZE, Gilles. 2007. Nietzsche. Lisboa: Edições 70.
DIAS, Rosa Maria. 2011. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
FOUCAULT, Michel. 2017. Nietzsche, a genealogia e a história. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
GIACOIA Jr., Oswaldo. 2001. Nietzsche como Psicólogo. São Leopoldo, RS: Editora UNISINOS.
GIACOIA Jr., Oswaldo. 2014. Nietzsche: o humano como memória e como promessa. Petrópolis, RJ: Vozes.
MARTON, Scarlett. 2010. Nietzsche: das forças cósmicas aos valores humanos. Belo Horizonte: Editora UFMG.
NIETZSCHE, Friedrich. 2012. A Gaia Ciência (Trad. Paulo César de Sousa). 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras.
NIETZSCHE, Friedrich. 2005. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro (Trad. Paulo César de Sousa). São Paulo: Companhia das Letras.
NIETZSCHE, Friedrich. 2007. O Anticristo e Ditirambos de Dionísio. (Trad. Paulo César de Sousa). São Paulo: Companhia das Letras.
NIETZSCHE, Friedrich. 2005b. Assim Falava Zaratustra: um livro para todos e para ninguém (Trad. Paulo César de Sousa). São Paulo: Companhia das Letras.
NIETZSCHE, Friedrich. 2004. Aurora: reflexões sobre os preconceitos morais (Trad. Paulo César de Sousa). São Paulo: Companhia das Letras.
NIETZSCHE, Friedrich. 2006. Crepúsculo dos ídolos, ou, como se filosofa com o martelo (Trad. Paulo César de Sousa). São Paulo: Companhia das Letras
NIETZSCHE, Friedrich. 2008c. Ecce Homo: como alguém se torna o que é (Trad. Paulo César de Sousa). São Paulo: Companhia das Letras
NIETZSCHE, Friedrich. 2009. Genealogia da Moral: uma polêmica (Trad. Paulo César de Sousa). São Paulo: Companhia das Letras.
NIETZSCHE, Friedrich. 2005c. Humano, Demasiado Humano: um livro para espíritos livres (Trad. Paulo César de Sousa). São Paulo: Companhia das Letras.
NIETZSCHE, Friedrich. 2008d. Humano, Demasiado Humano, volume II (Trad. Paulo César de Sousa). São Paulo: Companhia das Letras.
SCHOPENHAUER, Arthur. 2005. O mundo como Vontade e como Representação, 1º Tomo. São Paulo: Editora UNESP.
WOTLING. Patrick. 2017. Befehlen und Gehorchen. A realidade como jogo de comando e de obediência segundo Nietzsche. In: NASSER, Eduardo; RUBIRA, Luís. Nietzsche no século XXI. Porto Alegre, RS: Editora Zouk.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Átila Brandão Monteiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)