A “metafísica silenciosa” no Tractatus Logico-Philosophicus
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2023v30n62ID29477Keywords:
Metafísica, linguagem, silêncio, WittgensteinAbstract
Resumo: Lopes dos Santos, ao colocar o Tractatus Logico-Philosophicus no que denomina “tradição crítica”, mostra que Wittgenstein delimita o alcance da filosofia ao eliminar sua pretensão de ser um tipo de conhecimento que, como a ciência, possa formular proposições verificáveis sobre objetos. E Wittgenstein faz isso de modo distinto da crítica moderna à metafísica, pois elimina o sujeito do problema: não é preciso recorrer a faculdades subjetivas para fazer essa delimitação, mas apenas à linguagem na qual o pensamento se expressa. Por outro lado, na perspectiva da “tradição lógica”, há na mesma obra uma identificação entre a essência do “logos” que pode enunciar algo verdadeiro sobre o ser e do próprio ser do qual se fala nesse discurso. Nosso objetivo é destacar este vínculo com a “tradição lógica” para defender que, para além de uma “virada linguística”, há no Tractatus uma espécie de “metafísica silenciosa” que coloca problemas tais como o do sujeito e o da “essência” do mundo em seu correto lugar após passá-los pelo crivo da crítica.
Downloads
References
MARGUTTI, Paulo Roberto Pinto. Iniciação ao silêncio. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
MICHETTI, Gustavo Gueraldini. Uma questão acerca do espaço lógico no Tractatus Logico-Philosophicus. In: Anais do seminário dos estudantes de pós-graduação em filosofia da UFSCar 2014 10a edição ISSN (Digital): 2358-7334.
______. Análise e autonomia da lógica no primeiro Wittgenstein. Revista Dissertatio de Filosofia, [S.l.], v. 50, p. 315-336, jun. 2020. ISSN 1983-8891.
SANTOS, Luís Henrique Lopes dos. A harmonia essencial. In: A crise da razão, p. 437/456, Funarte/Cia das letras, 1996.
______. A essência da proposição e a essência do mundo. In: Tractatus Logico-Philososophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: Edusp, 2010.
PLATÃO. Sofista in: O Banquete, Fédon, Sofista, Político. Trad. Jorge Paleikat e João Cruz Costa. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
PRADO JR., Bento. Erro, Ilusão, loucura. São Paulo: editora 34, 2004.
SEGATTO, Antonio Ianni. Wittgenstein e a questão da harmonia entre linguagem, pensamento e realidade. São Paulo: Unesp, 2015.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philososophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: Edusp, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Gabriel Gurae Guedes Paes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)