Anarquia e subjetividade no pensamento de Emmanuel Levinas
Keywords:
consciência, eu anárquico, recorrência, subjetividade.Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar a crítica levinasiana à identificaçáo da subjetividade com a consciência, assim como sua concepçáo de subjetividade de origem anárquica. Para tanto, iniciaremos com a crítica de Levinas ao conceito de Eu, pensado em grande parte da filosofia ocidental e as noções de Ideia do Infinito e Desejo Metafísico como primeiros passos para ruptura desse pensamento. Em seguida, apresentaremos o Rosto como questionador da soberania do Eu e exigência de resposta. Como último momento e objetivo central deste artigo, apresentaremos a anarquia do Eu, ou seja, o Eu sem origem, em recorrência, fora da consciência e destituído de si mesmo. Estes momentos sáo importantes para a construçáo do pensamento ético de Levinas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
03-04-2012
How to Cite
RODRIGUES, Ubiratane de Morais. Anarquia e subjetividade no pensamento de Emmanuel Levinas. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 18, n. 30, p. 163–179, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/principios/article/view/1719. Acesso em: 21 dec. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)