A EMERGÊNCIA INDÍGENA NA CONTEMPORANEIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Resumo
O presente artigo objetiva compartilhar e analisar a experiência docente da autora, centrando-se na discussão da emergência indígena contemporânea nas aulas do curso de graduação em Publicidade e Propaganda. Utilizando uma narrativa pessoal, como uma mulher remanescente Fulni-ô, que se entrelaça com a sua prática pedagógica, empregando a oralidade e a contação de histórias como métodos de ensino alinhados à tradição indígena. Nesse sentido, emprega-se também a produção de fanzines como uma ferramenta para explorar a cultura e a identidade indígena, fomentando o diálogo e a desconstrução de estereótipos na formação de comunicadoras/es, especialmente publicitárias/os. O trabalho se insere na historiografia do tempo presente ao analisar um fenômeno social em curso, seja no âmbito pessoal, seja na crescente - mesmo que lenta - visibilidade e protagonismo dos povos indígenas na sociedade contemporânea, bem como seu papel na urbanidade. O relato da experiência docente busca estimular a reflexão sobre a representação e a presença dos povos originários na mídia e a importância de narrativas plurais, contribuindo para uma compreensão mais complexa e atualizada da história indígena no Brasil. Como resultados, além de um debate sobre raça e etnia no escopo publicitário, a atividade oportunizou a confecção de 8 fanzines, apresentados sob a perspectiva da contação de histórias. E demonstra como uma abordagem pedagógica ativa pode contribuir para a conscientização, desconstrução de estereótipos, reconhecimento e visibilidade da presença indígena nos espaços urbanos.
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- 19-12-2025 (2)
- 19-12-2025 (1)
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