Chamada de artigos / Edição n. 53 (jul./dez. 2026) – Dossiê | HUMANIDADES DIGITAIS E ENSINO: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS NA ERA DAS FAKE NEWS
O dossiê proposto busca contribuir com produções de artigos sobre as implicações do uso das tecnologias digitais no Ensino das Humanidades, com um foco especial nas convergências e desafios apresentados na era das Fake News, e como os pesquisador@s e professor@s pensam e atuam com tais desafios. A crescente digitalização das práticas educativas tem transformado significativamente o trabalho dos docentes e os processos de aprendizagens, proporcionando novas oportunidades, abordagens e experiências, mas também trazendo novos e complexos desafios. Este dossiê pretende reunir contribuições que investigam como as Tecnologias Digitais nas Humanidades estão sendo pensadas e analisadas no âmbito escolar, considerando as dinâmicas das Fake News e da era da pós verdade alimentada através dos algoritmos e das intencionalidades das Big Techs.
Charlie Gere (2009), aponta que a segunda década do século XXI, com o advento da internet 4.0 traria uma mudança significativa nas práticas cotidianas, e dessa forma a cultura da informação que vivenciávamos com destaque dos meios televisivos da internet 2.0. Tais transformações promoveram uma virada nas humanidades, principalmente com as modificações profundas advindas com a presença dos algoritmos no acesso e distribuição das informações (JANNIDIS; KOHLE; REHBEIN; 2012). A temática é urgente e atual, esperamos contribuições sobre aspectos pertinentes do campo das humanidades digitais, indo muito além de um compilados de estratégias pedagógicas e transposições digitais (CENCI, 2012), mas sim, destacando aspectos de enfrentamento das humanidades no processo de literacia digital. Aguardamos também contribuições de professores da rede pública mestrandos e doutorandos, principalmente de programas profissionais, tais contribuições poderiam ser ricas destacando como as instituições educacionais podem se adaptar e integrar efetivamente as tecnologias digitais em seus currículos, promovendo um ambiente educacional informado, crítico e resiliente, possibilitando que as práticas digitais potencializem o Ensino das Humanidades Digitais (RIBEIRO; DIAS-TRINDADE, 2017). Buscamos contribuições que apresentem análises críticas, estudos de caso, pesquisas empíricas e reflexões teóricas que enriqueçam o debate sobre o impacto das tecnologias digitais no ensino.
Referenciais bibliográficos
BERRY, David M. Introduction: Understanding the digital humanities. In: Understanding digital humanities. London: Palgrave Macmillan UK, 2012. p. 1-20.
CENCI, Márcio Paulo. O campo das humanidades e seu ensino: ambiguidades e possibilidades. In: Anais do Congresso Internacional de Educação. 2017.
GERE, Charlie. Digital culture. Reaktion Books, 2009.
JANNIDIS, Fotis; KOHLE, Hubertus; REHBEIN, Malte. Digital Humanities. JB Metzler, 2017.
RIBEIRO, Ana Isabel; DIAS-TRINDADE, Sara. O ensino da história e tecnologias: conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitais. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Edunit, Aracajú, p. 133-146, 2017.











English
Español (España)
Português (Brasil)