NARRATIVAS DIDÁTICAS DE HISTÓRIA INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E AUTORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Abstract
Este artigo apresenta a análise de dezesseis narrativas didáticas de história indígena, elaboradas por licenciandos durante a disciplina “Laboratório de Ensino de História Indígena”, ministrada no curso de História da Universidade de Brasília. Trata-se dos resultados de uma experiência de formação docente, cujo objetivo foi estimular a reflexão crítica sobre a presença indígena na historiografia acadêmica e escolar, bem como incentivar a autoria de textos didáticos voltados aos anos finais do ensino fundamental, com base em pesquisa de fontes documentais e narrativas de autoria indígena. Na análise dessas narrativas, destacamos o modo como os licenciandos mobilizaram saberes, temas, questões, acontecimentos e personagens históricos, em consonância com o que dispõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Operacionais para a Implementação da História e das Culturas dos Povos Indígenas na Educação Básica (BRASIL, 2015), conforme a Lei nº 11.645/2008. Essa experiência evidenciou o potencial de leituras e debates de textos fundamentados em perspectivas indígenas, decoloniais e interculturais sobre a história indígena e o ensino de História. Além disso, ressaltou a importância da pesquisa de fontes indígenas para a construção de materiais didáticos que valorizem a diversidade étnico-cultural e o protagonismo político dos povos indígenas, contribuindo para romper os silenciamentos e preconceitos historicamente reproduzidos pela escola e pela sociedade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Susane Rodrigues de Oliveira, Valéria Moreira Coelho de Melo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)