A PERCEPÇÃO PÚBLICA DA HISTÓRIA E A LUTA PELO PRESENTE: UMA ANÁLISE DA VIOLÊNCIA POLÍTICA NO CHILE EM 1985
Abstract
O presente artigo analisa os diferentes movimentos de resistência à ditadura militar chilena (1973-1990). Para tanto, serão estudados os discursos sobre a violência política e a luta por poder no espaço público e pelo domínio de narrativa em face à violência estatal por meio de dois casos: o assassinato de Eduardo Vergara Toledo e seu irmão Rafael Vergara Toledo e o Caso Degolados, que investiga os assassinatos de José Manuel Parada e Manuel Guerrero. Utilizando fontes primárias jornalísticas e fotográficas, parte-se do estudo de dois casos de assassinatos cometidos pela ditadura no ano de 1985 e busca-se uma análise das disputas pelo presente, o papel das demandas sociais e a criação da memória em um contexto ditatorial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Débora Kaizer Felicíssimo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)