RELIGIÃO E A APROPRIAÇÃO DO SANTO OFÍCIO POR YOUTUBERS CONSERVADORES NA CONTEMPORANEIDADE
Abstract
Este artigo problematiza a manipulação da memória histórica da Inquisição por movimentos conservadores contemporâneos, com destaque para produções de mídia como “Brasil Paralelo” e iniciativas de influenciadores religiosos alinhados à extrema-direita presentes no Youtube. A partir de um diálogo entre os campos da História Pública, da História do Tempo Presente e dos Estudos de Memória, analisamos como essas narrativas distorcem o passado para legitimar projetos político-religiosos atuais. Discutimos as operações de descontextualização, o presentismo instrumental e a negação da violência histórica como estratégias de falsificação, propondo como contraponto a necessidade de projetos de educação histórica crítica e ética.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Adson Rodrigo Silva Pinheiro, Leonardo Coutinho Lourenço

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)