O SOFISTA COMO RELATIVISTA: A IDEIA DE “RELATIVISMO MORAL” NAS NARRATIVAS CONSPIRACIONISTAS DA BRASIL PARALELO
Abstract
A proposta deste artigo consiste em analisar os usos da antiguidade e da tradição clássica antiga por parte da Brasil Paralelo, através de um estudo de caso que examina a compreensão dos sofistas como primeiros perpetradores da verdade e razão — concepção difundida pela produtora audiovisual. Segundo essa visão, um “relativismo moral” teria se originado na Grécia antiga através da filosofia de Protágoras, ao afirmar que “o homem é a medida de todas as coisas”, ressurgido na contemporaneidade com a “relativização da verdade”. Por meio da análise dos elementos conservadores relacionados à civilização, ao imperialismo e à autoridade da tradição clássica presentes em seus documentários e textos, o artigo investiga os usos do passado e narrativas conspiracionistas e negacionistas propagadas pela Brasil Paralelo acerca da contemporaneidade através do uso dos sofistas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ian Moura Gomes do Nascimento

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)