DAS CRUZADAS ANTIGÊNERO AO CURRÍCULO DE HISTÓRIA: REACIONARISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

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Abstract

Este artigo analisa a ofensiva antigênero na educação brasileira presente em discursos que estimulam a perseguição às professoras e aos professores. Examinam-se o surgimento e a construção discursiva do sintagma “ideologia de gênero” na Igreja Católica e em grupos neoconservadores. Argumenta-se que há, em funcionamento no Brasil, um discurso reacionário que, por meio do sintagma “ideologia de gênero”, busca coibir saberes e impor limites a uma educação diversa. Conteúdos das ciências humanas, especialmente da história, têm sofrido ataques deliberados e tentativas de banimento de certos conhecimentos. Essa perseguição não se restringe ao currículo escrito. Ela perpassa também por uma campanha de vigilância impetrada às professoras e aos professores que se respalda em ampla incursão midiática, governamental e moral contra às/aos profissionais da educação, acusadas/os de “doutrinadoras/es”. Entretanto, mesmo diante de tantas atrocidades, é possível identificar movimentos em defesa da manutenção das discussões de gênero nos currículos escolares que propõem um currículo diverso e uma educação baseada na liberdade de cátedra, configurando-se resistências ao neoconservadorismo.

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Author Biography

Shirlei Sales, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Pós doutora pela University of Illinois at Urbana-Champaign, USA. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenadora da Linha de Pesquisa Currículos, culturas e diferença. Professora Associada do Departamento de Administração Escolar FaE/UFMG. Doutora em educação pela UFMG. Coordenadora do EM Debate - Grupo de Pesquisas e Estudos sobre o Ensino Médio.

Published

19-09-2025

How to Cite

GIOVANNETTI, Carolina; SALES, Shirlei. DAS CRUZADAS ANTIGÊNERO AO CURRÍCULO DE HISTÓRIA: REACIONARISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 27, n. 50, p. 1–24, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/39148. Acesso em: 5 dec. 2025.