A PERCEPÇÃO PÚBLICA DA HISTÓRIA E A LUTA PELO PRESENTE: UMA ANÁLISE DA VIOLÊNCIA POLÍTICA NO CHILE EM 1985
Resumen
O presente artigo analisa os diferentes movimentos de resistência à ditadura militar chilena (1973-1990). Para tanto, serão estudados os discursos sobre a violência política e a luta por poder no espaço público e pelo domínio de narrativa em face à violência estatal por meio de dois casos: o assassinato de Eduardo Vergara Toledo e seu irmão Rafael Vergara Toledo e o Caso Degolados, que investiga os assassinatos de José Manuel Parada e Manuel Guerrero. Utilizando fontes primárias jornalísticas e fotográficas, parte-se do estudo de dois casos de assassinatos cometidos pela ditadura no ano de 1985 e busca-se uma análise das disputas pelo presente, o papel das demandas sociais e a criação da memória em um contexto ditatorial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Débora Kaizer Felicíssimo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)