O filme etnográfico
outros contatos, diversos olhares
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-5674.2024v11n21ID34721Palavras-chave:
Antropologia Visual, Etnografia, Filme etnográficoResumo
O objetivo deste artigo é explorar as potencialidades epistêmicas do filme etnográfico para a escrita etnográfica e à Antropologia, especialmente quando esse estreita as relações entre os participantes da pesquisa e o pesquisador. Utilizando minha pesquisa de mestrado e o filme Cinemas do interior (2019) produzido na dissertação, bem como debates com alguns(as) autores(as) abordados(as) em uma disciplina de doutoramento na UFPB, e as discussões teóricas e metodológicas vivenciadas em sala de aula, além da expressividade e potencialidade das imagens (Samain, 2012), refletirei sobre como o filme etnográfico e as concepções da Antropologia Visual promovem diálogos potentes e expressivos dentro do campo teórico e metodológico da Antropologia. A inclusão da câmera filmadora na pesquisa de campo expõe discussões, negociações e a narrativa fílmica/etnográfica na construção da imagem do “outro”, contribuindo para o pensamento crítico sobre a teoria antropológica e a relação ética na pesquisa e na escrita etnográfica.
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