APROPRIAÇÕES MERCADOLÓGICAS DA ONTOLOGIA ESPIRITUAL DO TERRITÓRIO: TRÊS ESTUDOS DE CASO SUL-AMERICANOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n3ID37981Resumo
Três casos, localizados no Brasil e no Chile, são abordados para analisar a vulnerabilidade que afeta as comunidades indígenas quanto aos atributos cosmogônicos em sua relação com as sociedades e mercados nacionais. No Brasil, a situação do adensamento florestal e extração de folhas de erva-mate (Ilex paraguariensis) na Terra Indígena Río d'Areia, sul do Brasil, e da exploração da ayahuasca (Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis) na região do Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre, na fronteira do Brasil com o Peru. O problema reside na alienação de seus atributos cosmogônicos diante de um ecomercado que redefine suas propriedades e atributos culturais. No sul do Chile, analisamos como os processos político-territoriais costeiros dos povos nativos são afetados pela censura e autocensura em relação aos seus componentes cosmogônicos, que são invisibilizados em favor da exaltação apenas de atributos produtivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

