APROPRIAÇÕES MERCADOLÓGICAS DA ONTOLOGIA ESPIRITUAL DO TERRITÓRIO: TRÊS ESTUDOS DE CASO SUL-AMERICANOS

Authors

  • João Francisco Miró Medeiros Nogueira
  • Ricardo Alvarez Abel Universidad de Los Lagos - Chile
  • Wesley de Souza

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n3ID37981

Abstract

Três casos, localizados no Brasil e no Chile, são abordados para analisar a vulnerabilidade que afeta as comunidades indígenas quanto aos atributos cosmogônicos em sua relação com as sociedades e mercados nacionais. No Brasil, a situação do adensamento florestal e extração de folhas de erva-mate (Ilex paraguariensis) na Terra Indígena Río d'Areia, sul do Brasil, e da exploração da ayahuasca (Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis) na região do Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre, na fronteira do Brasil com o Peru. O problema reside na alienação de seus atributos cosmogônicos diante de um ecomercado que redefine suas propriedades e atributos culturais. No sul do Chile, analisamos como os processos político-territoriais costeiros dos povos nativos são afetados pela censura e autocensura em relação aos seus componentes cosmogônicos, que são invisibilizados em favor da exaltação apenas de atributos produtivos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Alvarez Abel, Universidad de Los Lagos - Chile

Antropólogo, doutorando em Ciências Sociais e Estudos Territoriais na Universidade de Los Lagos, Chile.

Wesley de Souza

Engenheiro Ambiental, Mestre em Ciências Ambientais e doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Published

13-06-2025

How to Cite

MIRÓ MEDEIROS NOGUEIRA, João Francisco; ALVAREZ ABEL, Ricardo; DE SOUZA, Wesley. APROPRIAÇÕES MERCADOLÓGICAS DA ONTOLOGIA ESPIRITUAL DO TERRITÓRIO: TRÊS ESTUDOS DE CASO SUL-AMERICANOS. Sociedade e Território, [S. l.], v. 36, n. 3, 2025. DOI: 10.21680/2177-8396.2024v36n3ID37981. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/37981. Acesso em: 25 dec. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS