APROPRIAÇÕES MERCADOLÓGICAS DA ONTOLOGIA ESPIRITUAL DO TERRITÓRIO: TRÊS ESTUDOS DE CASO SUL-AMERICANOS

Autores/as

  • João Francisco Miró Medeiros Nogueira
  • Ricardo Alvarez Abel Universidad de Los Lagos - Chile
  • Wesley de Souza

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n3ID37981

Resumen

Três casos, localizados no Brasil e no Chile, são abordados para analisar a vulnerabilidade que afeta as comunidades indígenas quanto aos atributos cosmogônicos em sua relação com as sociedades e mercados nacionais. No Brasil, a situação do adensamento florestal e extração de folhas de erva-mate (Ilex paraguariensis) na Terra Indígena Río d'Areia, sul do Brasil, e da exploração da ayahuasca (Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis) na região do Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre, na fronteira do Brasil com o Peru. O problema reside na alienação de seus atributos cosmogônicos diante de um ecomercado que redefine suas propriedades e atributos culturais. No sul do Chile, analisamos como os processos político-territoriais costeiros dos povos nativos são afetados pela censura e autocensura em relação aos seus componentes cosmogônicos, que são invisibilizados em favor da exaltação apenas de atributos produtivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Alvarez Abel, Universidad de Los Lagos - Chile

Antropólogo, doutorando em Ciências Sociais e Estudos Territoriais na Universidade de Los Lagos, Chile.

Wesley de Souza

Engenheiro Ambiental, Mestre em Ciências Ambientais e doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Publicado

13-06-2025

Cómo citar

MIRÓ MEDEIROS NOGUEIRA, João Francisco; ALVAREZ ABEL, Ricardo; DE SOUZA, Wesley. APROPRIAÇÕES MERCADOLÓGICAS DA ONTOLOGIA ESPIRITUAL DO TERRITÓRIO: TRÊS ESTUDOS DE CASO SUL-AMERICANOS. Sociedade e Território, [S. l.], v. 36, n. 3, 2025. DOI: 10.21680/2177-8396.2024v36n3ID37981. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/37981. Acesso em: 3 ene. 2026.

Número

Sección

ARTIGOS