SIZA, ESPERANDO O SUCESSO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2026v11n3ID44194Keywords:
Siza, projeto, processo, contexto, ofícioAbstract
A questão da “teoria de projeto” em autores que escrevem e refletem sobre a sua própria obra assume, em Siza, um interesse ímpar que importa aprofundar, nomeadamente no início do seu percurso, quando se goza de uma “espontaneidade absoluta, imprevisível, não procurada”, como assume o autor. Este ensaio procura desvelar esse início, traçando um paralelo conceptual entre o jovem arquiteto de 22 anos, ao projetar as “Quatro Casas” em Matosinhos, e a pintura “Esperando o sucesso” (1882) do artista Henrique Pousão. Ambos, no início, personificam a condição do jovem artista que anseia pelo seu espaço, movido por uma insatisfação permanente, uma vontade exigente e um desejo de encontrar a sua própria expressão.
O processo criativo inicial de Siza é marcado pela transição entre a ingenuidade e a progressiva consciencialização teórica, fortemente impulsionada pelos seus professores na Escola de Belas-Artes do Porto. A realização das Quatro Casas, o seu primeiro projeto construído, veio testar a sua resiliência e teimosia face ao ceticismo dos clientes e à hostilidade da opinião pública local. Por outro lado, esta mesma obra desencadeará o reconhecimento dos seus pares que culminou com a publicação internacional do seu trabalho.
O jovem Siza não se deixará deslumbrar e o percurso subsequente, enriquecido por experiências de forte pendor social, como o programa SAAL, é, desse ponto de vista, revelador. Sem nunca abdicar do “outro” a quem a arquitetura, no final, é dedicada, Siza fixa-se numa busca constante pelo rigor e pela abstração, esperando o sucesso, ainda.
Downloads
References
ALVES dos SANTOS, Manuel. 1965. Carta a Álvaro Siza Vieira, Álvaro Siza archives in Álvaro Siza archives, Canadian Centre for Architecture.
GREGOTTI, Vittorio. 1972. Architecture recenti di Alvaro Siza in Controspazio, numero 9, settembre 1972. Milano, Dedalo, p. 22-23.
NETO, Maria João. 2023. O Nosso Arquitecto, a primeira obra do arquitecto Álvaro Siza Vieira e as histórias da família Neto. 1.ª ed (da autora).
PORTAS, Nuno. 1960. 3 obras de Álvaro Siza Vieira in Arquitectura, n.º68, Julho, 1960, p. 12-33.
PORTAS, Nuno. 1972. Note sul significato dell’architettura di Alvaro Siza nell’ambiente portoghese in Controspazio numero 9, settembre 1972. Milano: Dedalo, p. 24-39.
SIZA, Álvaro. 1955. Memória descritiva das quatro casas, submetida à Câmara Municipal de Matosinhos, arquivos da CMM.
SIZA, Álvaro. 1983a. Pour une Architecture Épurée et rigoureuse (Entrevue de France Vanlaethem avec l’architecte portugais, à l’occasion de son séjour à Montréal pour le colloque «Architecture et identité culturelle») in ARQ Architecture, n.º 14, Août. Québec: La Revue des membres de l’ordre des Architect du Québec, p.16-19.
SIZA, Álvaro. 1983b. Siza entrevistado por Pepita Teixidor in Quaderns 159, Octubre, Novembre, Desembre, Barcelona: COAC.
SIZA, Álvaro. 1997. Architecture Writings (Antonio Angelillo ed.). Milano, SKIRA.
SIZA, Álvaro. 2009. 01 Textos. Porto, Civilização.
SIZA, Álvaro. 2011 (2009). Siza entrevistado por José Salgado. A Casa em Roberto Ivens. Matosinhos: ACA- Associação Casa da Arquitectura, p. 7-44.
SIZA, Álvaro. 2018. 02 Textos. Lisboa, Parceria A. M. Pereira.
SIZA, Álvaro. 2019. 03 Textos. Lisboa, Parceria A. M. Pereira.
SIZA, Álvaro. 2022. 04 Textos. Lisboa, Parceria A. M. Pereira.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Joana COUCEIRO , José Miguel RODRIGUES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.





