PENSAR HISTORICAMENTE EM TEMPOS DE NEGACIONISMO: SENTIDOS E PRÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Abstract
Este artigo discute o papel do pensamento histórico como ferramenta formativa para o enfrentamento ao negacionismo e aos usos distorcidos do passado no contexto escolar, articulando-se às discussões contemporâneas da História Pública. A reflexão parte da experiência da escritora como professora da disciplina Metodologia do Ensino de História I, ministrada no curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre no ano de 2024. Com base nos aportes da Didática da História e da Educação Histórica, analisa-se como conceitos de segunda ordem, como evidência, empatia, perspectiva e julgamento moral, podem ser mobilizados para promover a leitura crítica de fontes e a formação de sujeitos historicamente conscientes. A partir da análise de propostas didáticas desenvolvidas por licenciandos, que exploraram temas como cultura digital, narrativas antirracistas e disputas de memória, o artigo evidencia a relevância da aula-oficina como estratégia de aproximação entre o conhecimento histórico escolar e os debates públicos sobre o passado. As experiências relatadas integram um processo de pesquisa em curso, voltado à formação de professores comprometidos com a construção de uma educação histórica crítica, plural e eticamente orientada.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Roberta Duarte da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)