O DISCURSO NEGACIONISTA NO BRASIL PANDÊMICO
Resumo
A análise do negacionismo científico no Brasil contemporâneo, especialmente sob a influência de discursos políticos, revela dinâmicas complexas que se entrelaçam com a psicanálise e a análise do discurso. A ascensão do negacionismo, associado ao governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), manifesta-se em ações que deslegitimam a Ciência, como o desmonte de programas de pesquisa e a promoção de tratamentos sem comprovação científica durante a pandemia de Covid-19. Discursos negacionistas, impulsionados por teorias da pós-verdade, criam uma realidade que desafia o conhecimento científico e propaga desinformação. Este fenômeno está intrinsecamente ligado à dinâmica das redes sociais, onde a disseminação de fake news se intensifica. A psicanálise contribui para entender como esses discursos refletem a subjetividade dos indivíduos, revelando medos, inseguranças e a necessidade de pertencimento. Além disso, a figura do líder político se torna central na formação de massas, com o discurso de Bolsonaro evocando um ideal de Eu que ressoa com os desejos de seus apoiadores. Essa análise permite desvelar as estruturas simbólicas que sustentam o negacionismo, mostrando como ele se insere nas relações de poder e nas subjetividades em nossa sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tiago Pereira da Silva, Josué Vieira Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)