PELOS BASTIDORES DA COMISSÃO RONDON:FRANCISCO JAGUARIBE DE MATTOS E A CARTA DE MATO GROSSO (1910-1952)
Resumo
Quando se pensa na Comissão Rondon, é sabido que inúmeras pessoas, além do "famoso marechal", foram responsáveis pelos feitos daquela empreitada. No entanto, quem são esses indivíduos, além de Cândido Mariano? O objetivo desta pesquisa é investigar a biografia de Francisco Jaguaribe de Mattos, um cartógrafo pouco conhecido pelo público em geral. Jaguaribe foi o chefe da Seção de Cartografia da Comissão Rondon e uma figura significativa para a geografia no Brasil. Mesmo com a ausência de diários, correspondências ou cadernetas de campo, foi possível traçar sua trajetória por meio da análise de relatórios, periódicos e conversas com seus familiares. Compreender a história da confecção de seu principal produto — a Carta de Mato Grosso e Regiões Circunvizinhas — como uma representação material de seu legado para a cartografia no Brasil, assim como entender que, ao narrar o processo de produção do mapa, também se conta a história de vida de Francisco Jaguaribe de Mattos de forma indissociável, permite perceber a dimensão de sua contribuição para a geografia brasileira na primeira metade do século XX
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Gabriela Bernardino, Moema Vergara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)