O que histórias de leitoras da pós-graduação nos revelam sobre disposições para ler literatura?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n76ID40332

Palavras-chave:

Autobiografia de leitor, Disposições para ler, Leitura literária, Formação docente

Resumo

A partir de uma disciplina que reunia estudantes de pós-graduação dos cursos de Letras e Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que buscava refletir sobre as disposições do indivíduo para ler literatura, servimo-nos da produção da autobiografia de leitor/a como método de (auto)etnometodologia a fim de discutir a experiência de leitores/as com a leitura literária e as repercussões dessas narrativas para sua formação enquanto docentes de língua, literatura ou de qualquer disciplina que não prescinde de leitura. O método adotado permite acessar uma esfera íntima das participantes, apontando relações e condições sociais que determinam sua história particular de socializações, o que não é contemplado em estudos estatísticos sobre leitura. A análise das autobiografias, por sua vez, trazidas em forma de segmentos selecionados no artigo, testemunha a diversidade de patrimônios de disposições dos sujeitos que a docência não pode desprezar.

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Biografia do Autor

Sandra Dias Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jorge Morgan de Aguiar Neto, Universidade Federal de Pelotas

É Prof. Dr. da Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

17-10-2025

Como Citar

Loguercio, S. D., & Aguiar Neto, J. M. de. (2025). O que histórias de leitoras da pós-graduação nos revelam sobre disposições para ler literatura?. Revista Educação Em Questão, 63(76). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n76ID40332

Edição

Seção

Artigos