Protagonismo dos estudantes autistas em pesquisas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID39537

Palavras-chave:

Autismo, Educação Básica, Modelo social da deficiência, Revisão de literatura

Resumo

Este estudo analisa o protagonismo dos estudantes autistas em pesquisas acadêmicas sobre autismo e Educação Básica. A partir da revisão de 57 artigos disponíveis na Edubase e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando procedimentos de análise de conteúdo, observou-se o crescimento de publicações a partir da segunda metade da década de 2010, com predominância de estudos de caso. Entretanto, a baixa participação efetiva de autistas como sujeitos centrais nos estudos revela que a produção científica ainda tende a falar sobre eles, e não com eles, reproduzindo o modelo biomédico da deficiência e marginalizando suas ações. Esses resultados tensionam a distância entre o discurso da inclusão e a prática da pesquisa educacional, evidenciando a necessidade de deslocamentos epistemológicos que reconheçam os autistas como agentes ativos na construção do conhecimento sobre sua própria escolarização.

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Biografia do Autor

Wellington Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

É Prof. Dr. da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

25-09-2025

Como Citar

Santos, W. O. dos. (2025). Protagonismo dos estudantes autistas em pesquisas educacionais. Revista Educação Em Questão, 63(75). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID39537

Edição

Seção

Artigos