Protagonismo dos estudantes autistas em pesquisas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID39537Palavras-chave:
Autismo, Educação Básica, Modelo social da deficiência, Revisão de literaturaResumo
Este estudo analisa o protagonismo dos estudantes autistas em pesquisas acadêmicas sobre autismo e Educação Básica. A partir da revisão de 57 artigos disponíveis na Edubase e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando procedimentos de análise de conteúdo, observou-se o crescimento de publicações a partir da segunda metade da década de 2010, com predominância de estudos de caso. Entretanto, a baixa participação efetiva de autistas como sujeitos centrais nos estudos revela que a produção científica ainda tende a falar sobre eles, e não com eles, reproduzindo o modelo biomédico da deficiência e marginalizando suas ações. Esses resultados tensionam a distância entre o discurso da inclusão e a prática da pesquisa educacional, evidenciando a necessidade de deslocamentos epistemológicos que reconheçam os autistas como agentes ativos na construção do conhecimento sobre sua própria escolarização.
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