Transição entre modo e tonalidade no Século XVII em Cartella Musicale, de Adriano Banchieri

Autores

Palavras-chave:

Modos, Tonalidade, Tuoni, Tratados históricos, Banchieri

Resumo

O presente artigo aborda dois tratados, L’organo suonarino e Cartella musicale, de Adriano Banchieri. Monge da Ordem Olivetana dos Beneditinos, Banchieri foi conhecido por sua versatilidade intelectual comprovada por suas produções como escritor, compositor, organista e teórico da música. Seus tratados são referências teóricas e práticas das condições do processo de transição entre modalismo e tonalismo no início do século XVII. O objetivo deste presente artigo é evidenciar e avaliar alguns dos pontos básicos da contribuição de Banchieri para a compreensão do complexo processo de transição referido. Um dos aspectos essenciais deste processo na Itália é a configuração do sistema dos tuoni. A estratégia central de Banchieri neste processo foi adaptar os tons salmódicos ao teclado e incorporar as transposições já tradicionais para esta prática e, principalmente, associar a cada tuono as cadências para guiar o trabalho litúrgico ao órgão. O artigo parte de uma estratégia metodológica que confronta os conceitos teóricos de seus dois tratados – objeto deste artigo – com os exemplos práticos ali presentes, compostos pelo músico bolonhês. Para tal estratégia, é realizada uma recuperação da tradição medieval-renascentista, necessária para compreender a terminologia usada por Banchieri e destacar sua real contribuição para a transição ‘modal/tonal’ da qual foi partícipe. É possível concluir que Banchieri, ao dirigir seus dois tratados aos músicos práticos (especialmente aos profissionais organistas do período e de sua região), promoveu um conjunto de teorias que esclarece o papel das transposições dos modos para o estabelecimento de um aparato tonal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Pupo Nogueira, Instituto de Artes, Universidade Estadual de São Paulo

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo – USP e Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, professor do IA-UNESP na qual atua na área de Teoria e Análise Musical, com foco em morfologia na música polifônica e processos temáticos da composição. Possui trabalhos consolidados sobre a obra de Carlos Gomes. É líder do Grupo de Pesquisa Teorias da Música, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.

Referências

ACQUAVIVA, Andrea Matteo. Commentarius in Plutarchi de virtute morali. Nápoles: Antonii de Fritiis, 1526.

ATCHERSON, Walter. Key and Mode in Seventeenth- Century Music Theory Books. Juornal of Music Theory, v. 17, p. 204-232, 1973.

BANCHIERI, Adriano. L’Organo Suonarino. Veneza: Ricciardo Amaldino, 1605.

BANCHIERI, Adriano. Cartella Musicale nel Canto Figurato. Veneza: Giacomo Vicenti, 1614.

BARNETT, Gregory. Tonal organization in seventeenth-century music theory. In: CHRISTENSEN, Thomas (ed.). Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p 407-455.

BARNETT, Gregory. Bolognese Instrumental Music, 1660-1710: Spiritual Comfort, Courtly Delight, and Commercial Triumph. Burlington: Ashgate Publishing, 2008.

COHEN, David. Notes, Scales, and Modes in the Earlier Middle Ages. In: CHRISTENSEN, Thomas (ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 307-363.

CRANNA, Clifford Alan. Adriano Banchieri’s "Cartella Musicale" (1614): translation and commentary. Stanford: University Microfilms International, 1981.

DODDS, Michael. From Modes to Keys in Early Modern Music Theory. Oxford: Oxford University Press, 2024.

LANFRANCO, Giovanni Maria. Scintille di musica. Brescia: Lodovico Britannico, 1533.

LESTER, Joel. The Recognition of Major and Minor Keys in German Theory: 1680-1730. Journal of Music Theory, v. 22, p. 65-103, 1978.

MEIER, Bernhard. The Modes of Classical Vocal Polyphony: described according to the sources. Nova York: Broude Brothers, 1988.

NOGUEIRA, Marcos Pupo; PEREIRA, Fernando Cardoso. Imitative Polyphonic Density and Cadential Plan for Two Motets of the Mid-Sixteen-Century. Musica Theorica, Salvador, v. 1, n. 1, p.113-138, jul./dez. 2016.

PERRY, Lukas. From Modality to Tonality: The Reformulation of Harmony and Structure in Seventeenth-Century Music. University of Puget Sound, Collins Memorial Library, 2011.

WIERING. Frans. The Language of the Modes. Nova York: Routledge, 2001.

ZARLINO, Giuseppe. Le Instituitioni Harmoniche. Veneza, 1561.

Publicado

11-12-2025

Como Citar

NOGUEIRA, Marcos Pupo. Transição entre modo e tonalidade no Século XVII em Cartella Musicale, de Adriano Banchieri. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 3, p. 1–24, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/39596. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Música e Retórica no Antigo Regime