Transição entre modo e tonalidade no Século XVII em Cartella Musicale, de Adriano Banchieri
Palavras-chave:
Modos, Tonalidade, Tuoni, Tratados históricos, BanchieriResumo
O presente artigo aborda dois tratados, L’organo suonarino e Cartella musicale, de Adriano Banchieri. Monge da Ordem Olivetana dos Beneditinos, Banchieri foi conhecido por sua versatilidade intelectual comprovada por suas produções como escritor, compositor, organista e teórico da música. Seus tratados são referências teóricas e práticas das condições do processo de transição entre modalismo e tonalismo no início do século XVII. O objetivo deste presente artigo é evidenciar e avaliar alguns dos pontos básicos da contribuição de Banchieri para a compreensão do complexo processo de transição referido. Um dos aspectos essenciais deste processo na Itália é a configuração do sistema dos tuoni. A estratégia central de Banchieri neste processo foi adaptar os tons salmódicos ao teclado e incorporar as transposições já tradicionais para esta prática e, principalmente, associar a cada tuono as cadências para guiar o trabalho litúrgico ao órgão. O artigo parte de uma estratégia metodológica que confronta os conceitos teóricos de seus dois tratados – objeto deste artigo – com os exemplos práticos ali presentes, compostos pelo músico bolonhês. Para tal estratégia, é realizada uma recuperação da tradição medieval-renascentista, necessária para compreender a terminologia usada por Banchieri e destacar sua real contribuição para a transição ‘modal/tonal’ da qual foi partícipe. É possível concluir que Banchieri, ao dirigir seus dois tratados aos músicos práticos (especialmente aos profissionais organistas do período e de sua região), promoveu um conjunto de teorias que esclarece o papel das transposições dos modos para o estabelecimento de um aparato tonal.
Downloads
Referências
ACQUAVIVA, Andrea Matteo. Commentarius in Plutarchi de virtute morali. Nápoles: Antonii de Fritiis, 1526.
ATCHERSON, Walter. Key and Mode in Seventeenth- Century Music Theory Books. Juornal of Music Theory, v. 17, p. 204-232, 1973.
BANCHIERI, Adriano. L’Organo Suonarino. Veneza: Ricciardo Amaldino, 1605.
BANCHIERI, Adriano. Cartella Musicale nel Canto Figurato. Veneza: Giacomo Vicenti, 1614.
BARNETT, Gregory. Tonal organization in seventeenth-century music theory. In: CHRISTENSEN, Thomas (ed.). Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p 407-455.
BARNETT, Gregory. Bolognese Instrumental Music, 1660-1710: Spiritual Comfort, Courtly Delight, and Commercial Triumph. Burlington: Ashgate Publishing, 2008.
COHEN, David. Notes, Scales, and Modes in the Earlier Middle Ages. In: CHRISTENSEN, Thomas (ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 307-363.
CRANNA, Clifford Alan. Adriano Banchieri’s "Cartella Musicale" (1614): translation and commentary. Stanford: University Microfilms International, 1981.
DODDS, Michael. From Modes to Keys in Early Modern Music Theory. Oxford: Oxford University Press, 2024.
LANFRANCO, Giovanni Maria. Scintille di musica. Brescia: Lodovico Britannico, 1533.
LESTER, Joel. The Recognition of Major and Minor Keys in German Theory: 1680-1730. Journal of Music Theory, v. 22, p. 65-103, 1978.
MEIER, Bernhard. The Modes of Classical Vocal Polyphony: described according to the sources. Nova York: Broude Brothers, 1988.
NOGUEIRA, Marcos Pupo; PEREIRA, Fernando Cardoso. Imitative Polyphonic Density and Cadential Plan for Two Motets of the Mid-Sixteen-Century. Musica Theorica, Salvador, v. 1, n. 1, p.113-138, jul./dez. 2016.
PERRY, Lukas. From Modality to Tonality: The Reformulation of Harmony and Structure in Seventeenth-Century Music. University of Puget Sound, Collins Memorial Library, 2011.
WIERING. Frans. The Language of the Modes. Nova York: Routledge, 2001.
ZARLINO, Giuseppe. Le Instituitioni Harmoniche. Veneza, 1561.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diálogos Sonoros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição – Não comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que concede aos usuários a permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir ou referenciar o texto integral dos artigos sem solicitar previamente a autorização dos editores ou autores.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)
