Música Antiga

conceito e história de uma prática

Autores

  • Myriam Beatriz Kitroser Facultad de Artes, UNC

Palavras-chave:

Música antiga, Conceito, Prática, História

Resumo

Diferentes abordagens ao significado de “música antiga” durante a modernidade e a pós-modernidade. Resgate de um repertório, de uma prática artística, de uma visão da história da música e, no presente, de sua construção como “subcultura” no campo da música acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Myriam Beatriz Kitroser, Facultad de Artes, UNC

Arquiteta e flautista doce. Professora Consultora na Universidade Nacional de Córdoba para a Faculdade de Artes, onde foi Reitora e Diretora do Departamento de Música. Doutoranda em Artes na Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina.

Referências

BUTT, John. Playing with history: the historical approach to musical performance. Cambridge, Inglaterra: Cambridge University Press, 2002.

CLAPTON, Nicholas. Remembering Gustav Leonhardt. Early Music, v. 40, n. 4, p. 725-726, nov. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1093/em/cas112. Acesso em: 18 ago. 2025.

DI CIONE, Lisa. Música antiga na Argentina contemporânea: atividade cultural do Collegium Musicum de Buenos Aires durante o período de fundação (1946 – 1950). [Argentina: s.n.], 2006.

DONINGTON, Robert. The Interpretation of Early Music. Nova Iorque: Norton &Co., 1989.

ELLIS, Catarina. Interpreting the Musical Past: Early Music in Nineteenth-Century France. Oxford, Inglaterra: Oxford University Press. 2005.

FABIAN, Dorottia. A Musicology of performance: theory and method based on Bach’s solos for violin. [London]: Open Book Publishers, 2016. Disponível em: https://www.openbookpublishers.com/product/346. Acesso em: 18 ago. 2025.

FENLON, Iain (rev.). Collegium musicum. por Emil Platen. In: SADIE, Stanley (ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Oxford, England: Oxford University Press, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.40623. Acesso em: 18 ago. 2025.

GONZALO DELGADO, Sonia. Early Music: de pioneros “revival” a fenómeno global. In: EL ORIGEN de la Early Music: ciclo de miércoles. Madri, Espanha: Fundação Juan March, 2019. Disponível em: https://repositorios.march.es/sites/default/files/images/node-57300-document.pdf?p=2024-04-16T09:22:07Z. Acesso em: 18 ago. 2025.

HARNONCOURT, Nikolaus. Baroque Music Today: Music as speech. Portland, Oregon: Amadeus, 1988.

HASKELL, Harry. The Early Music revival: history. Londres, Inglaterra: Thames and Hudson, 1988.

HASKELL, Harry. Early music. In: SADIE, Stanley (ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2. ed. Oxford, England: Oxford University Press, 2001.

HAYNES, Bruce. The End of Early Music: a period performer’s history of music for the Twenty-first Century. Nova Iorque: Imprensa da Universidade de Oxford, 2007.

KERMAN, Joseph. Contemplating Music: challenges to musicology. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1985.

KOLB, Roberto. A nova música antiga. Ensaio sobre o ressurgimento da música antiga. en Ficta. Difusora de música antigua, T. 1, n. 3, Buenos Aires, Argentina, p. 175-177, jun. 1977

MICHEL, Melodie. Postmodern views on the Early Music practice: analysis, performance and society. Analitica. Rivista Online Di Studi Musicali, v. 10, n. 1, 2017. Disponível em: https://lnx.gatm.it/analiticaojs/index.php/analitica/article/view/118. Acesso em: 18 ago. 2025.

MORGAN, Robert. Tradition, Anxiety, and the Current Musical Scene. In: KENYON, Nicholas (ed.). Authenticity and Early Music: a symposium. Nova York: Oxford University Press, 1988. p.57-82.

RESTOURT, Denise. Landowska on Music. Nova York: Stein and Day, 1964.

STROHM, Richard. Early Music as History e Early Music: Context and Ideas. Volume 2 de Música antiga - contexto e ideias. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM MUSICOLOGIA, Uniwersytet Jagiellonski (Cracóvia). Instituto Musicologia. 2008.

TARUSKIN, Richard. The pastness of the Present and the Presence of the Past. In: KENYON, Nicholas (ed.). Authenticity and Early Music: a symposium. Nova York: Oxford University Press, 1988. p. 137-207.

YRI, Kirsten. Noah Greenberg and the New York Pro Musica: Medievalism and the Cultural Front. American Music, v. 24, n. 4, p. 421–44. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.2307/25046050. Acesso em: 18 ago. 2025.

WAISMAN, Leonardo. Música antigua y autenticidad: ideología y práctica. Cuadernos de Música Iberoamericana, Madrid, v. 10, p. 255-268, 2005. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/CMIB/article/view/61203. Acesso em: 18 ago. 2025.

Publicado

21-08-2025

Como Citar

KITROSER, Myriam Beatriz. Música Antiga: conceito e história de uma prática. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 3, p. 1–22, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/39114. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Música e Retórica no Antigo Regime