EXPANSÃO TERRITORIAL EVANGÉLICA

NEXOS ENTRE O NEOLIBERALISMO E A PENTECOSTALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n2ID34889

Resumo

Neste artigo, buscamos analisar e refletir os nexos entre a expansão do neoliberalismo e a pentecostalização do território brasileiro por meio do estudo da presença da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Campos dos Goytacazes (RJ). Metodologicamente, nos apoiamos na literatura, em dados secundários do IBGE, em coleta de informações em observação de campo, além de em dados disponibilizados pelas igrejas em seus canais oficiais de comunicação. Destacamos como resultados que: as igrejas pentecostais da terceira onda passaram a ter expressiva participação após a década de 1980, período em que as políticas neoliberais ganhavam força no Brasil; a IURD tem estratégias claras de ação no espaço urbano com a instalação de igrejas em ruas e avenidas de grande circulação, bem como nas periferias urbanas. Por fim, salientamos que a expansão das igrejas evangélicas porta, em sua essência, a dimensão territorial ainda pouco analisada pela Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Casanova Kimmemgs, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial. Mestra em Geografia pelo mesmo programa e linha de pesquisa. Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. Integra o Grupo de Pesquisa Território e Cidades (TeCidades/UFF) e participa de outros grupos de pesquisa dedicados às dinâmicas socioespaciais e as transformações do espaço geográfico. No percurso acadêmico, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP/CAPES), além de desenvolver atividades em projetos de ensino e extensão. Desenvolve pesquisas e possui interesse nas áreas de Geografia Urbana, Geografia Política e Geografia da Religião

Silvana Cristina da Silva, Universidade Federal Fluminense

Atualmente é Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ (2023-2025). Possui graduação em Geografia (2004) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, mestrado e doutorado pela mesma Universidade (2012). Fez estágio doutoral na Universidade Complutense de Madrid (2009 - 2010). Atualmente é docente dos cursos de Graduação em Geografia (licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos dos Goytacazes). Coordena o Grupo de Pesquisa Território e Cidades (TeCidades) desde 2013 (http://tecidades.sites.uff.br/). Realizou pós-doutorado (Bolsa CAPES 2018-2019) no Centre Maurice Halbwachs (CMH), da École Normale Supérieure, Paris-França, sob supervisão do Prof. Dr. Christian Topalov. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: 1. Geografia Urbana: globalização e pobreza urbana; 2. Cidade, digitalização e psicoesfera neoliberal e 3. Espaço urbano e expansão evangélica no período da globalização. Foi representante do Programa de Pós-graduação em Geografia no Comitê Assessoramento em Pesquisa (CAP) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - PROPPI/UFF (2021-2022) e foi membro do Comitê Multidisciplinar de Ciências Humanas (CMD) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - PROPPI/UFF (2021-2022).

Downloads

Publicado

22-11-2025

Como Citar

CASANOVA KIMMEMGS, Pamela; CRISTINA DA SILVA, Silvana. EXPANSÃO TERRITORIAL EVANGÉLICA: NEXOS ENTRE O NEOLIBERALISMO E A PENTECOSTALIZAÇÃO. Sociedade e Território, [S. l.], v. 37, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2177-8396.2025v37n2ID34889. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/34889. Acesso em: 25 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS