EXPANSÃO TERRITORIAL EVANGÉLICA
NEXOS ENTRE O NEOLIBERALISMO E A PENTECOSTALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n2ID34889Abstract
Neste artigo, buscamos analisar e refletir os nexos entre a expansão do neoliberalismo e a pentecostalização do território brasileiro por meio do estudo da presença da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Campos dos Goytacazes (RJ). Metodologicamente, nos apoiamos na literatura, em dados secundários do IBGE, em coleta de informações em observação de campo, além de em dados disponibilizados pelas igrejas em seus canais oficiais de comunicação. Destacamos como resultados que: as igrejas pentecostais da terceira onda passaram a ter expressiva participação após a década de 1980, período em que as políticas neoliberais ganhavam força no Brasil; a IURD tem estratégias claras de ação no espaço urbano com a instalação de igrejas em ruas e avenidas de grande circulação, bem como nas periferias urbanas. Por fim, salientamos que a expansão das igrejas evangélicas porta, em sua essência, a dimensão territorial ainda pouco analisada pela Geografia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

