GEOGRAFIA ESCOLAR E METODOLOGIAS ATIVAS

PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Auteurs-es

  • Mariana Andreotti Dias UFPR

DOI :

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n2ID40387

Résumé

Este estudo analisa como os Projetos de Intervenção Social (PIS) no ensino de Geografia podem potencializar o protagonismo infantil na educação básica, mediante metodologias ativas. Combinando mapeamento sistemático da produção acadêmica brasileira e estudo de caso em escolas públicas, investigou-se o papel estratégico da gestão escolar na implementação desses projetos. Os resultados demonstram que os PIS, articulados à Geografia como disciplina crítica, promovem aprendizagem significativa ao vincular saberes escolares à transformação do espaço vivido. Conclui-se que tais práticas fortalecem a agência infantil e a humanização do ensino, alinhando-se às diretrizes educacionais contemporâneas.

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Publié-e

22-11-2025

Comment citer

ANDREOTTI DIAS, Mariana. GEOGRAFIA ESCOLAR E METODOLOGIAS ATIVAS: PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Sociedade e Território, [S. l.], v. 37, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2177-8396.2025v37n2ID40387. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/40387. Acesso em: 25 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS