GEOGRAFIA ESCOLAR E METODOLOGIAS ATIVAS
PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n2ID40387Abstract
Este estudo analisa como os Projetos de Intervenção Social (PIS) no ensino de Geografia podem potencializar o protagonismo infantil na educação básica, mediante metodologias ativas. Combinando mapeamento sistemático da produção acadêmica brasileira e estudo de caso em escolas públicas, investigou-se o papel estratégico da gestão escolar na implementação desses projetos. Os resultados demonstram que os PIS, articulados à Geografia como disciplina crítica, promovem aprendizagem significativa ao vincular saberes escolares à transformação do espaço vivido. Conclui-se que tais práticas fortalecem a agência infantil e a humanização do ensino, alinhando-se às diretrizes educacionais contemporâneas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

